Município de Esposende promove hábitos saudáveis junto da população

Promoção de SaúdeSaude
13 Maio 2018

_DSC9107

Realizou-se, este fim de semana, a 4.ª edição Feira da Saúde, evento promovido pelo Município de Esposende que tem dois objetivos gerais definidos: apresentar os serviços de saúde existentes no concelho e promover, junto da população, a prática de hábitos de vida saudáveis.
“Queremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida da nossa população e, através da realização desta feira, proporcionamos a mostra dos serviços existentes no concelho, principalmente aqueles que não beneficiam de tanta exposição mediática”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, durante a visita que efetuou, acompanhado pela vice-presidente, Alexandra Roeger.
De resto, Alexandra Roeger, responsável pelo Pelouro da Saúde Pública, vincou o facto de esta iniciativa se inserir no Plano Municipal de Saúde Pública, do qual constam outras medidas, como a comparticipação na compra de medicamentos por pessoas carenciadas, a aposta na qualidade e segurança alimentar. Para breve está a apresentação de diversos eixos estratégicos, medidas e ações que pretendem potenciar a participação da comunidade.
Apesar da chuva, foram muitos aqueles que se deslocaram à Zona Ribeirinha de Esposende, onde tiveram a oportunidade de realizar rastreios, eletrocardiogramas, avaliar a tensão arterial ou entregar-se a uma aula de meditação. Porém, nos 18 expositores puderam colher informação sobre outras técnicas e serviços disponíveis, desde as medicinas alternativas aos centros de reabilitação e aconselhamento nutricional.
O Município de Esposende pretende desenvolver uma política verdadeiramente integradora, assumindo-se como principal potenciador de um território saudável. Ao epíteto de município amigo do desporto, pretende-se associar uma forte componente informativa na área do bem-estar, numa perspetiva abrangente e integradora de promoção da saúde.
Nesta 4.ªa edição da Feira da Saúde participaram as seguintes empresas e instituições: AquaNatura - Peixes Doutores/Doctor Fish, Naturhouse Esposende, IRISMED - Clínica de Medicina Integrativa, Farmácia Higiénica, Associação Portuguesa de Paramiloidose, Laboratório de Análises Clínicas Joaquim J. Nunes Oliveira, CIPES, Associação Humanitária dos Dadores de Sangue, Centro Clinico Diogo Cardoso, Fisioterapia Avançada Costinha, Santa Casa da Misericórdia de Fão, Farmácia Gomes, Bombeiros Voluntários de Fão, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende, Santa Casa da Misericórdia de Esposende, Clinica Foz Cávado, Lda., Centro Terapêutico de Fão e a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa.