Concurso Gastronómico «Fish Chefe» supera expetativas

Saude
17 Março 2016

Superando largamente as expetativas e os objetivos propostos, o concurso gastronómico «Fish Chefe», iniciativa integrada no evento «Março com Sabores do Mar», está a decorrer nas escolas do concelho de Esposende, envolvendo mais de meia centena de crianças e jovens.

O concurso visa promover o consumo de peixe nas cantinas escolares, revelando-se um incentivo pedagógico para o consumo deste importante alimento, muitas vezes rejeitado pelas crianças.

Os participantes são convidados a confecionar, numa cozinha montada para o efeito na cantina escolar de cada escola, uma receita de peixe. Os pratos são avaliados por um júri, que avalia e classifica, tendo por base o custo da receita, na medida em que se valorizam pratos acessíveis e que possam ser replicados e usados nas ementas escolares das várias cantinas do concelho, bem como a criatividade e inovação, os ingredientes e métodos de confeção saudáveis, o sabor e apresentação do prato.

Terça-feira, decorreram as eliminatórias nas Escolas Básicas de Apúlia e de Marinhas, tendo-se eleito os respetivos “Fish Chefes” que se apresentarão na final, sendo que ontem foi a vez de escolher o “Fish Chefe” da Escola Básica António Correia de Oliveira. A final está prevista para a próxima sexta-feira, dia 18 de março, pelas 17h00 no Supermercado JAJU, que se associa ao Município na realização deste concurso, esperando-se uma grande festa com a presença de todos os participantes a torcerem pelas suas equipas. Os pratos a concurso na final serão um sauté de atum em pimentos com arroz, um escabeche de cavala com salada de batata, e uma piza de atum, pratos representantes das escolas a concurso, que venceram nas várias eliminatórias.

Incentivar as crianças a comerem peixe é cada vez mais importante e nunca foi tão fácil ensiná-las a cozinhar, na medida em que estão despertas à partida, pois não faltam programas de televisão inteiramente dedicados à gastronomia e ao prazer de comer, que inspiram graúdos e miúdos de igual modo. O “Fish Chefe” traduz-se, assim, numa atividade divertida que ajuda as crianças a melhorarem a sua autoestima e confiança, a serem mais independentes e a não terem medo de arriscar, aliando ao objetivo principal o consumo de peixe e o fomento de uma alimentação saudável. Constituindo-se uma primeira edição, a mesma já se revelou do agrado dos mais jovens, na certeza de que para o próximo ano será para repetir.