Concerto de fado e filme musicado evocam Centenário da 1.ª Grande Guerra

18 Fev
No âmbito do programa evocativo do Centenário da 1.ª Grande Guerra, o Município de Esposende vai promover um Concerto de Fado com a Esposendense Filipa Menina, no próximo dia 28 de fevereiro, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Esposende. O espetáculo tem entrada livre e é aberto ao público em geral.

Neste concerto, serão interpretadas, entre outros temas, produções musicais relacionadas com a partida de contingentes portugueses para o campo de batalha.

Ana Filipa Fonseca Menina tem 26 anos, é natural de Esposende, mas reside em Apúlia. Começou a cantar aos 15 anos em karaokes e desde logo se evidenciou, arrecadando vários prémios. A paixão pelo fado despertou mais tarde e de forma mais intensa quando Filipa Menina assistiu a um espetáculo da fadista Eliana Castro, que viria a ser sua madrinha artística e a quem passou a acompanhar nos espetáculos. Após a morte de Eliana Castro, Filipa Menina fez um interregno na carreira, mas acabaria por voltar aos palcos.

Integrado também no programa evocativo da 1.ª Guerra Mundial inclui também a apresentação do filme musicado “Odisseia”, no dia 6 de março, às 21h30, no Auditório Municipal de Esposende, direcionado para maiores de 12 anos.

Considerando o movimento artístico vigente na época marcada pelo experimentalismo típico dos primeiros anos do cinema, um grupo de músicos esposendenses dará vida, através da música, a três clássicos do cinema, designadamente “Viaje a la Luna” (1902) e “Jupiter\'s Thunderballs” (1903), de George Méliès, e “A Trip To Mars” (1910), de Thomas Edison. A tónica destas três curtas-metragens relaciona-se com o desejo do ser humano ir para além das fronteiras deste pequeno planeta azul perdido na imensidão do universo.

O programa evocativo do Centenário da 1.ª Grande Guerra decorrerá até 2018, integrando um conjunto muito diversificado de iniciativas.