Festival Teatro Amador de Esposende apresenta duas estreias em janeiro

04 Jan
O FESTIAMA - Festival Teatro Amador de Esposende vai finalizar, na primeira quinzena do mês de janeiro, com duas estreias.

O certame, que está a ser promovido pela Câmara Municipal de Esposende no âmbito do CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende, integrou a apresentação, em novembro de 2015, de dois espetáculos de dois dos quatro grupos de teatro amador do concelho abrangidos por este programa, nomeadamente “A Birra do Morto”, pelo Grupo Teatro Amador de Fonte Boa, e “A Donzela Guerreira”, pela GATA – Grupo Teatro Amador de Fão.

O Festival Teatro Amador de Esposende reserva para este mês dois novos espetáculos, sendo que, no dia 16, o Grupo Teatro Amador JUM – Marinhas estreia da peça “Casado à Força”, de Molière, e, no dia 23, o GATERC – Grupo Amador de Teatro Esposende – Rio Cávado leva à cena a peça “Ir na volta do mar”. Ambos os espetáculos decorrerão no Auditório Municipal de Esposende, pelas 22h00.

“Casado à Força”, de Molière, mostra as hesitações de um homem de meia idade, Esganarelo, que decidiu abruptamente casar e quer estar certo da sua escolha. Perante os espectadores desfilará uma galeria de personagens estereotipados e engraçadas, com Esganarelo no papel principal.

“Ir na volta do mar” é um espetáculo sem palavras sobre uma comunidade piscatória, uma história de homens que vão para o mar e de mulheres que ficam, mantendo viva uma comunidade. Através da caricatura, do Teatro Físico, da Pantomima, o grupo GATERC parte para mais uma aventura teatral, numa procura de se renovar apresentando novas propostas e dramaturgias.

O CREARTE é um projeto que está a ser dinamizado pelo Município, sob a orientação do encenador e formador Jorge Alonso, com o intuito de incentivar o crescimento da arte teatral em Esposende.