Município avança com projeto cultural inovador e define futuro da Escola de Música

21 Jul
O Município de Esposende vai avançar com um projeto inovador na área da cultura, com o intuito de tornar o concelho ainda mais dinâmico a este nível. O novo modelo será definido por um grupo de trabalho, a designar pela Câmara Municipal e que integrará diversos parceiros, e será apresentado à comunidade no final de setembro.
O Município de Esposende vai avançar com um projeto inovador na área da cultura, com o intuito de tornar o concelho ainda mais dinâmico a este nível. O novo modelo será definido por um grupo de trabalho, a designar pela Câmara Municipal e que integrará diversos parceiros, e será apresentado à comunidade no final do próximo mês de setembro.

O Município pretende, assim, constituir uma estrutura que agregue as diversas áreas da cultura, desde a música à dança, passando pelo teatro e por outras variantes artísticas. Deste modo, serão chamadas a integrar este projeto todas as entidades do concelho ligadas à área da cultura, criando sinergias no sentido de gerar dinâmicas que concorram para o fomento e dinamização das diferentes manifestações culturais, mas também para a promoção do próprio concelho.

Com esta iniciativa, o Município tem em vista uma melhor gestão dos dinheiros públicos e a elevação do nível cultural do concelho, já de si bastante rico, atendendo à elevada qualidade e diversidade de associações. A ideia é que todos possam envolver-se e, deste modo, contribuir para este projeto, que vem reforçar a aposta do Município no plano cultural, onde a dotação orçamental camarária foi reforçada.

Este projeto permitirá também definir a futura gestão da Escola de Música de Esposende (EME), que está sob alçada da Zendensino – Cooperativa de Ensino, e que agrega projetos como o Coro de Pequenos Cantores de Esposende e o Coro Ars Vocalis. O Município está, assim, totalmente empenhado em encontrar um modelo que contribua para evidenciar, ainda mais, o trabalho que é desenvolvido pela Escola de Música. Tal foi realçado pelo Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, na reunião que manteve, esta manhã, com os dirigentes e os professores da Escola de Música. Até ser conhecido o novo projeto, a EME manterá a mesma gestão, sendo que o ano letivo 2015/2016 iniciar-se-á com os mesmos docentes e em total normalidade.