Município de Esposende promove VIVER ABRIL de 19 a 30 de abril

17 Abr

O Município de Esposende promove, de 19 a 30 de abril, o programa comemorativo dos 49 anos da Revolução de 25 de ABRIL de 1974 “VIVER ABRIL”.

Assente na herança coletiva da nossa História e registando um momento tão conturbado que ameaça a paz na Europa e no mundo, propõe-se, com as iniciativas agendadas, viver, celebrar e, sobretudo, refletir sobre os valores de Abril.

As comemorações iniciam-se a 19 de abril, com a atividade “(Con)Viver com poesia – Poesia e Liberdade”, um momento de leitura de poesia que pretende cativar a comunidade em geral e a comunidade educativa do concelho em particular, no sentido da partilha do amor pela poesia. Nesta sessão, que decorrerá na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, às 18 horas, será dado especial enfoque à poesia relacionada com esta efeméride, com a participação de Cândida da Luz e do Quarteto EME.

A programação segue no dia 22 de abril, às 21h30, no Auditório Municipal de Esposende, com o concerto “ZECA canta ZECA”, uma proposta dedicada à obra de José Afonso. Este projeto musical nasceu de um processo de pesquisa, escolha e arranjo de 20 temas de Zeca Afonso, por um conjunto de quatro músicos: Eliseu Matos (guitarras e direção musical), Paulo Pinto (percussão), Jaime Alvarez (contrabaixo) e Zeca Barbosa (voz). O concerto apresenta os referidos temas musicais, a par de histórias de vida e acontecimentos ligados a José Afonso, proporcionando aos espetadores uma verdadeira viagem pela sua vida e obra.

No dia seguinte, às 17h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, o Município propõe “Liberdade” – Recital de Música e Poesia”, interpretado pelo Coro Ars Vocalis, sendo a música abraçada pela poesia, na voz de Aurelino Costa. O concerto conta com a estreia de um ciclo de canções, com arranjos de António Laertes, dedicadas à temática da Liberdade, sob a direção musical de Helena Venda Lima.

No Dia da Liberdade, 25 de abril, decorrerá o momento simbólico do hastear das bandeiras, na Praça do Município, com participação do Quarteto de Trombones da Banda de Música de Belinho e da Academia de Bailado de Esposende. No mesmo dia, no Auditório Municipal de Esposende, e com sessões às 15 e às 17 horas, sobe ao palco o espetáculo de dança “REVOLUTION”, protagonizado pelas classes de hip-hop da Academia de Bailado de Esposende. Sob a direção artística de Bruno Faria e Paula Silva, o espetáculo segue a jornada de um jovem que descobre os significados da liberdade e da democracia durante a Revolução de 25 de Abril. Através dos olhos dele, testemunhamos a luta do povo português pela liberdade, direitos humanos e igualdade social.

No dia 28 de abril, às 21h30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, terá lugar um concerto integrado no ciclo de música de câmara “Portugal e o Mundo: Encontro de Culturas na Música Erudita”, protagonizado pelo Trio de Oboé, Fagote e Piano, da Orquestra da Costa Atlântica. Com a curadoria artística do maestro Luis Miguel Clemente, o ciclo apresenta uma mescla de compositores e autores de diversos estilos e nacionalidades, apresentando neste concerto um programa composto por obras de Poulenc, Carrapatoso e Madeleine Dring.

A encerrar a edição de 2023 das comemorações do 25 de Abril, o Município de Esposende propõe a atividade “Abril na Voz”, uma sessão dedicada às famílias, agendada para o dia 30 de abril, às 16 horas, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura. Entre contos e canções de intervenção, numa celebração de memórias e emoções, com forte apelo ao valor da liberdade, esta sessão será interpretada por Cândida da Luz (canto e narração) e José Teixeira (guitarra), envergando a história do 25 de Abril nas palavras e nos contos dos vários escritores portugueses como, Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Pedro Barroso e Sérgio Godinho.

A informação detalhada de toda a programação, assim como as condições de acesso aos eventos, encontram-se disponíveis em https://www.municipio.esposende.pt/pages/1026?event_id=1971