Boca de Cena apresenta “O Solar dos Vermelhos” adaptada da obra homónima de Manuel de Boaventura

15 e 16 de abril – Auditório Municipal de Esposende

O Grupo de Teatro Infanto Juvenil Boca de Cena, tutelado pelo Município de Esposende e dirigido pelo encenador Hugo Direito Dias, vai levar à cena, no próximo fim-de-semana, a peça de teatro “O Solar dos Vermelhos”, concebida a partir da obra homónima do escritor esposendense Manuel de Boaventura (1885-1973).

A apresentação decorrerá no Auditório Municipal de Esposende, com sessões nos dias 15 de abril, às 21h30, e no dia 16, às 16h30. Os bilhetes podem ser adquiridos no site na Esposende 2000, nas Piscinas Foz do Cávado, ou uma hora antes dos espetáculos no próprio Auditório.

O romance “O Solar dos Vermelhos” começa a ser publicado em 1905, no semanário local “O Esposendense”, em rodapé. Em 2016, a Câmara Municipal de Esposende iniciou um projeto de valorização da vida e obra do escritor Manuel de Boaventura, patrono da Biblioteca Municipal. Além de ter instituído o Prémio Literário, o Município de Esposende deu início à reedição crítica das obras mais representativas do escritor, entre as quais “O Solar dos Vermelhos”, em julho de 2017, com estudo introdutório e fixação de texto de Sérgio Guimarães de Sousa.

Em 2018, Hugo Direito Dias adapta a obra para texto dramático, a partir da edição promovida pelo Município de Esposende, criando um guião original para os alunos dos Ateliers Juvenis de Belinho e Vila Chã, dinamizados pela Associação Esposende Solidário. O grupo Boca de Cena apresentará uma versão renovada da adaptação para teatro, sob direção artística e encenação de Hugo Direito Dias.

A Companhia de Teatro Infanto-juvenil “Boca de Cena” surge em 2017, por iniciativa do Município de Esposende, após um processo de formação teatral em 2016, promovido no âmbito do CREARTE - Crescimento da Arte Teatral de Esposende. Conta, desde a fundação, com direção artística de Hugo Direito Dias, somando, no seu percurso, as seguintes produções: 2016 - “Essência de Chá” (exercício final da formação); 2017 - “Passio”, “Antítese” e “Dons”; 2018 - “(des)arte, “Pessoas” e “Círculo da Vida”; 2019 - “Escafandro” e “Amendoins para Elefantes”; 2020 - “Seda”; 2022 - “As Senhoras de Saramago”; 2023 - “Agustina – concerto encenado” e “O Solar dos Vermelhos”, nomeadamente realizadas em parceria com diversas entidades culturais locais.

A dinamização do teatro amador no concelho integra-se na estratégia cultural municipal, tendo subjacente os eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, sendo a apresentação da peça “O Solar dos Vermelhos” assumida como mais um contributo para homenagear e divulgar o escritor e homem de cultura esposendense Manuel de Boaventura.