Município de Esposende promove 2.ª edição do “WOWman - Mulher, Tantos Mundos”

07 Mar

WOWMAN_outdoor2023

No mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, o Município de Esposende promove a 2.ª edição do evento “WOWman - Mulher, Tantos Mundos”, assumido como um contributo local para os desafios globais lançados pela Organização das Nações Unidas no que se refere à valorização da mulher.

Através de diversas manifestações, como tertúlias, ações de sensibilização/formação e um concerto, que visam promover o envolvimento ativo da comunidade, pretende-se celebrar as conquistas, mas também refletir sobre o tanto que falta cumprir, a este nível, nos mais diversos contextos. Nesta edição, será dado destaque à temática da igualdade de género, que se assume como um dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, adotados no âmbito da Agenda 2030 das Nações Unidas.

O evento inicia no próprio Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, com uma tertúlia dedicada ao tema "Onde se esconde a (des)igualdade de género na minha vida?! Sensibilização para vivências empoderadas". Esta atividade destina-se prioritariamente a alunos do ensino secundário do concelho e decorrerá no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, a partir das 10h00. A dinamização da conversa estará a cargo de Sara Magalhães e Rita Grave, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE).

No mesmo dia e local, às 14h30, decorrerá outra tertúlia, dedicada à temática "O papel das Equipas para a Igualdade na Vida Local (EIVL) para a integração e transversalização da Igualdade de Género nos Municípios: reflexões e desafios". Aberta ao público em geral, a ação contará com a presença das EIVL da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, incluindo a de Esposende. A sessão será moderada por Sara Magalhães, da FPCE da Universidade do Porto.

No plano cultural, esta segunda edição do WOWman contará com um concerto da prestigiada cantora e trompetista de jazz Jéssica Pina, que terá lugar no dia 18 de março, às 21h30, no Auditório Municipal de Esposende. O percurso percorrido pela artista motivou o convite de Madonna para integrar a sua digressão “MADAME X worldtour”. Após a experiência mundial, Jéssica Pina decide regressar a Portugal e investir no seu EP “Vento Novo”, com trabalhos assinados em nome próprio, tendo atuado nas principais salas e festivais do país, destacando-se as recentes passagens pelo EDPCOOLJAZZ e o Matosinhos em Jazz. Destacam-se ainda as várias parcerias com artistas como Dino D' Santiago, Branko, Rita Vian, Teresinha Landeiro, entre outros. Os bilhetes para o concerto estão disponíveis na bilheteira online da Esposende 2000 e nas Piscinas Municipais Foz do Cávado.

Integrada no Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação 2022-2027, a edição 2023 do WOWman integrará duas ações de sensibilização/formação, em parceria com a CIM Cávado. A primeira terá lugar no dia 14 de março, às 10h00, no Centro de Informação Turística, e será dedicada à temática da violência contra as mulheres e violência doméstica. A sessão, dinamizada por Leandra Morais, psicóloga e técnica de apoio à vítima, terá como público-alvo estratégico técnicos/as de intervenção social direta, da saúde, da educação, profissionais da justiça, das forças de segurança, dos Bombeiros, da Cruz Vermelha e da Proteção Civil. No dia 20 de março, às 9h30, e em formato on-line, decorrerá a segunda sessão, dirigida a dirigentes e responsáveis de serviços municipais, sendo dedicada à temática da Igualdade de Género e Não Discriminação. A sessão será dinamizada por Ana Guerreiro, doutorada em Criminologia.

Mais informações disponíveis AQUI.