Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Coro Ars Vocalis apresenta “Concerto de Ano Novo” em Palmeira de Faro

12 Jan

14 de janeiro – 21h30

O Município de Esposende vai promover, no próximo sábado, dia 14 de janeiro, às 21h30, no Auditório do Centro Paroquial de Palmeira de Faro, um “Concerto de Ano Novo”, pelo Coro Ars Vocalis.

Sob a direção musical de Helena Venda Lima, o Coro Ars Vocalis, acompanhado por Carlos Pinto da Costa (violino), André Silva (percussão), Jaime Alvarez (contrabaixo e baixo elétrico) e Diogo Zão (piano), apresenta uma proposta musical que integra arranjos corais de canções portuguesas de sempre e para sempre, de autores como Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Fernando Tordo, Carlos Paião, assim como outros temas universais, como “What a Wonderful World”, “Imagine”, ou o famoso “Hallelujah”, de Leonard Cohen, prometendo contagiar o público.

Através da coprodução da Escola de Música de Esposende, este será o primeiro de uma série de concertos que o Coro Ars Vocalis realizará ao longo deste ano, destacando-se as participações na programação cultural da Semana Santa, 25 de Abril, verão e Natal.

O Coro Ars Vocalis nasce no seio da Escola de Música de Esposende e do seu projeto educativo, em 2009, e tem como base o trabalho realizado durante cinco anos com alunos da Escola Básica de Forjães, no âmbito do ensino articulado de música. Trabalhando em formação de coro júnior, pretende desenvolver o conceito na prática coral portuguesa com a perspetiva de escola e formação. O coro é constituído por cantores dos 15 aos 23 anos de idade, todos do concelho de Esposende. Do seu percurso, destaca-se a participação no prestigiado Festival Internacional de Música de Cantonigrós (Vic – Catalunha), em 2013, representando Portugal na categoria de coros infantis, as masterclasses com as diretoras corais Jo Mcnally, da Associação Britânica de Diretores Corais (2016) e Magna Ferreira (2021). Em parceria com o Município de Esposende, o Coro desenvolveu o projeto “Mare Nostrum – Cantigas & Poemas”, que integra a edição de um livro com um disco com obras que têm o Mar como inspiração. O Ars Vocalis tem encomendado e estreado obras a compositores portugueses de reconhecido mérito, como Telmo Marques e Rui Paulo Teixeira. Deste último, estreou, em 2022, “The Breeze of Peace”, no âmbito dos Concertos Promenade do Coliseu do Porto. Em 2019, lançou o disco “AETERNUM”, em articulação com o Coro de Pequenos Cantores de Esposende, incluindo obras de Alfredo Teixeira, António Pinho Vargas, Helena Venda Lima, Osvaldo Fernandes, Paulo Bastos e Telmo Marques.

O Coro Ars Vocalis representa a continuidade do projeto de formação do Coro de Pequenos Cantores de Esposende. Os dois projetos estão, portanto, intimamente relacionados, numa lógica de sequencialidade etária e formativa. Sob a coordenação artística da Escola de Música de Esposende, o Coro Ars Vocalis é atualmente comissariado e financeiramente apoiado pelo Município de Esposende. A direção coral, desde a sua formação, está a cargo de Helena Venda Lima.

Este concerto integra a programação cultural do Município de Esposende e enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. O evento conta com o apoio da Paróquia de Palmeira de Faro e tem entrada livre.