Arquivo Municipal de Esposende dá-se a conhecer à comunidade educativa

21 Dez

IMG_20221018_090709 (3120 x 2340)

A funcionar em novas instalações, desde o passado mês de julho, o Arquivo Municipal de Esposende tem vindo a receber a visita da comunidade educativa do concelho, dando a conhecer a importância deste serviço e o trabalho desenvolvido na preservação da memória e identidade locais e na promoção do conhecimento da História Local e do seu património.

Através do Serviço Educativo, o Arquivo Municipal recebeu alunos da Escola Básica António Correia de Oliveira, da Escola Secundária Henrique Medina e da Escola Profissional de Esposende, os quais tiveram oportunidade de ficar a conhecer este novo espaço, apetrechado com as melhores condições de armazenamento e controlo das condições ambientais dos documentos, assim como um espaço de leitura e de pesquisa com acesso à internet.

Nas visitas, foi também destacada a história do edifício, emblemático pela sua simbologia, atendendo a que foi a primeira escola de instrução pública construída no concelho, em 1869, e o edifício que primeiramente alojou a Guarda Nacional Republicana, em 1913.

Na passagem pelos vários espaços do Arquivo, particularmente os que não se encontram disponíveis ao público, os alunos puderam perceber como é realizada a gestão da documentação e de que forma é disponibilizada online, no portal https://arquivo.cm-esposende.pt/, tendo-se destacado, no ano em que se comemoram os 450 anos da elevação de Esposende a vila e a concelho, a carta régia.

As exposições documentais patentes proporcionaram o contacto com alguns dos documentos que são testemunho e memória de acontecimentos de âmbito nacional e local.

Esta ação está em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da Agenda 2030 da ONU, designadamente “Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, com vista à construção de conhecimento e exercício da cidadania.