Cultura marítima de Esposende exposta no Forte S. João Baptista e nas Piscinas Municipais

07 Dez

O Forte de S. João Baptista e as Piscinas Municipais Foz do Cávado acolhem, de 8 a 11 de dezembro, a exposição do Projeto “Rotas do Oceano - explorar, evidenciar e relacionar as diferentes dimensões da cultura marítima de Esposende”. A exposição pode ser visitada entre as 10h00 e as 17h00.

O projeto ‘Rotas do Oceano’ decorre de uma parceria entre a Rio Neiva – Associação de Defesa de Ambiente e o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio (Escola Azul) e tem como objetivo promover uma visão global e interdisciplinar sobre a cultura marítima de Esposende junto da comunidade escolar, abrangendo alunos do 1º ao 3º ciclo de ensino, com o intuito de capacitar as novas gerações como agentes de mudança para um futuro mais sustentável.

Esta aspiração e missão surge do reconhecimento de Esposende enquanto contexto único pelo seu vasto património material e imaterial marítimo e da necessidade de fomentar uma maior proximidade entre a comunidade escolar e o território onde se insere.

A exposição Rotas do Oceano pretende retratar a diversidade de atividades e trabalhos realizados por todos os estudantes e professores do Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, dentro e fora da sala de aula, envolvendo as suas famílias e contribuindo efetivamente para uma maior compreensão e valorização da cultura marítima existente.

O projeto Rotas do Oceanos é financiado através do Programa Crescimento Azul dos EEA GRANTS e contou com o apoio da Associação de Pescadores Profissionais de Esposende, da Docapesca, da Escola Profissional de Esposende, da Associação Fórum Esposendense, do Parque Natural do Litoral Norte e do Município de Esposende, dando cumprimento às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Sobre os EEA Grants

Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia.

Como forma de promover um contínuo e equilibrado reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants.

Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários.

Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal viu ser-lhe atribuída uma verba de 102,7 milhões de euros.

post_rotasoceano
20220405_091936__1_