Município de Esposende apresenta publicação “AMAReMAR - IMPRESSÕES . ARTE . COMUNIDADE .” e trabalho discográfico “Restinga”

Restinga-capa

No âmbito do Fórum Internacional de Arte e Comunidade (FIAC), que decorre amanhã e sábado, em Esposende, será apresentada a publicação “AMAReMAR - IMPRESSÕES . ARTE . COMUNIDADE .”

Coordenada por Hugo Cruz e com ilustrações e design gráfico de Joana de Rosa, a publicação reúne imagens e testemunhos de quem deu vida ao projeto AMAReMAR, desde a sua fundação.

“Amar” e “Mar” remete para duas temáticas centrais e indissociáveis neste projeto: a ligação da comunidade ao mar, às vidas do mar, e respetivas vivências, histórias, afetos e sentimentos; e a vontade de potenciar o envolvimento da comunidade na exploração e (re)descoberta da cultura local. Este é o pano de fundo que nas páginas da publicação se desvenda, pela voz dos seus atores.

A apresentação do livro acontecerá em dois momentos do FIAC, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio. A primeira terá lugar no dia 11 de novembro, às 16h30, durante o Seminário "Arte, comunidade e ambiente: diálogos para hoje”, a qual contará com a presença de Hugo Cruz, de Cristina Maia, participante do projeto, do cocoordenador técnico do AMAReMAR, Diogo Zão, e do fotojornalista Paulo Pimenta. A outra apresentação acontecerá no dia 12, pelas 14h30, através de uma conversa em torno do seu conteúdo e enquadramento, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, da ilustradora e designer da publicação, Joana de Rosa, e de Teresa Mora, socióloga e Professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

Ainda no dia 12, sábado, terá lugar a apresentação do trabalho discográfico “Restinga”, editado no âmbito do Programa Municipal de Arte Comunitária – Esposende, que contará com a performance musical de diversos elementos da comunidade que integram a produção, com direção artística de Filipe Miranda e João Miguel Fernandes.

“Restinga” assume-se como um mergulho no universo da tradição. Um cruzamento com uma abordagem expressiva contemporânea. Uma comunidade contaminada pela criatividade. Memórias sonoras dos afetos na partilha. Um património carregado de cumplicidades, saberes, vivências. Retratos de uma gente e de lugares que se vão redesenhando pelos tempos. O antes e o agora projetados no futuro. Aprendizagem, murmúrio e pensamento. Mar, rio, cidade e monte na convergência da identidade.

Gravada este ano em vários locais do concelho de Esposende, a produção conta com a colaboração de diversos participantes dos projetos que integram o Programa Municipal de Arte Comunitária, assim como do Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, da Ronda de Vila Chã, da Associação Mareada e de alunos da Escola de Música de Esposende. O trabalho discográfico já se encontra disponível online, em www.restinga.bandcamp.com, estando para breve a sua disponibilização na plataforma Spotify.

Toda a programação do Fórum Internacional de Arte e Comunidade pode ser consultada AQUI