Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende adere à campanha “Outubro Rosa”

14 Out

O Município de Esposende associa-se, mais uma vez, à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), aderindo à campanha “Outubro Rosa”, com o objetivo de consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro na mulher, divulgando também informação e formas de apoio à mulher e à família.

Assim, desafia-se toda a comunidade a juntar-se ao movimento “Outubro Rosa”, nomeadamente entre os dias 15 e 30 de outubro, datas que assinalam o Dia da Saúde da Mama e o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, respetivamente. Esta campanha pretende, assim, despertar a comunidade, particularmente as mulheres, para a necessidade do diagnóstico precoce, bem como para a promoção de estilos de vida saudáveis que previnam esta doença.

O movimento conhecido por “Outubro Rosa” (Pink October) nasceu nos Estados Unidos da América, na década de 90 do século passado, com o intuito de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama. Desde então, por todo o mundo, a cor rosa é utilizada para homenagear as mulheres com cancro da mama, sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação nesta área.

Segundo dados da Liga Portuguesa Contra o Cancro, estima-se que na Europa surjam todos os anos 430 mil novos casos de cancro de mama, e que uma em cada dez mulheres venha a desenvolver a doença antes dos 80 anos. Em Portugal são detetados, anualmente, cerca de 4500 novos casos, sendo que, se tratados logo de início, apresentam uma taxa de cura que pode chegar aos 95%.

Neste contexto, e no âmbito do protocolo que o Município de Esposende tem estabelecido com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, é disponibilizado gratuitamente a doentes e familiares o Serviço de Psico-Oncologia, que funciona no Centro de Saúde de Esposende.

A realização da campanha “Outubro Rosa” enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que respeita a Saúde de Qualidade (ODS 3) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).