Município de Esposende promove ciclo de conferências para assinalar os 450 anos de concelho

14 Set

No âmbito das comemorações dos 450 anos de elevação a Vila e criação do concelho de Esposende, o Município de Esposende inicia, sexta-feira, dia 16 de setembro, um ciclo de conferências que se prolonga até julho de 2023. Rainer Daehnhardt, Investigador e Historiador abordará o tema “Armas e Armaduras de D. Sebastião”, a decorrer no Auditório Municipal de Esposende, pelas 21H30 do dia 16 de setembro.
Descendente de diplomatas e mili¬tares alemães radicados em Portugal desde 1706, Rainer Daehnhardt estudou na Alemanha e em Portugal, especializando se no "estudo da evolução do Homem através da arma e sua utilização".
Desde 1972 que preside à Sociedade Portuguesa de Armas Antigas e foi Comissário / Curador da Exposição patente na Torre de Belém, integrada na XVII Exposição de Arte, Ciência e Cultura - Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento.
No dia 21 de outubro, Franquelim Neiva Soares abordará “A Separação Religiosa entre Esposende e Marinhas”, em conferência a realizar no Fórum Rodrigues Sampaio. Licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, doutorou-se em História Moderna e Contemporânea pela Universidade do Minho. É investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória». Em 2011 foi condecorado com a Medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal de Esposende.
As conferências prosseguem a 18 de novembro, com Aurélio Oliveira a abordar “A importância estratégica do Rio Cávado ao longo da história”.
Licenciado em História pela Faculdade de Letras do Porto, onde foi Assistente até à sua equiparação a Bolseiro em 1975. Desde aí (com Bolsa da Fundação Gulbenkian) preparou a sua tese de doutoramento em Paris. Apresentou o sua tese de Doutoramento em História Moderna e Contemporânea na Faculdade de Letras do Porto em 1979 com “A Abadia de Tibães 1630 -1813 - Propriedade, Exploração e Produção agrícola no Vale do Cávado durante o Antigo Regime”.
Em janeiro são retomadas as conferências, com António Maranhão Peixoto a abordar “Do Sebastianismo”, no dia 27. Licenciado em História (1986) e Pós Graduado em Ciências Documentais, opção de Arquivo (1988), pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra dirigiu o Arquivo Geral da Câmara Munici¬pal de Vila Nova de Gaia, 1989 1991, a Biblioteca Municipal de Esposende, 1991 1992 e o Arquivo Municipal de Viana do Castelo, 1992 2013.
Coordenador da Comissão Permanente do Gru¬po e da Secção de Trabalho de Arquivos Munici¬pais da Associação Portuguesa de Bibliote¬cários, Arquivistas e Documentalistas, entre 1997 e 2014.
Viriato Capela é o conferencista do dia 24 de fevereiro, com o tema “O Interior e o Litoral Dicotomia na Governança Municipal”. Licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde lecionou até 1979, ano em que muda para a Universidade do Minho. A sua área de investigação gira à volta do mundo agrário e do campesinato, no Antigo Regime, quer no âmbito nacional, quer a nível europeu.
“A Administração Municipal de Esposende Séc. XVI – XIX” será o tema da conferência a proferir por Manuel Maria Costa, no dia 24 de março. É Diplomado em Administração Autárquica, pelo CEFA (Coimbra), e Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Fez a Pós Graduado em Gestão e Administração Pública pela Universidade do Minho.
Exerceu a sua actividade profissional na Câmara Municipal de Esposende, de 1966 a 1997.
Foi Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Esposende (1987 2003) e Presidente do Secretariado Regional de Braga da União das Misericórdias Portuguesas (2001 2003).
José Eduardo Felgueiras falará sobre “As Embarcações de Esposende no Tempo da Carta Régia”, em conferência a realizar no dia 26 de maio. José Felgueiras frequentou o curso de História da Faculdade de Letras e foi Presidente da Junta da Freguesia de Esposende. Sempre teve uma vida social muito activa sendo Fundador do Fórum Esposendense (1989), Fundador e redactor do "Farol de Esposende" (1990), Fundador do Clube Náutico "Foz do Cávado"; Fundador do Cineclube de Esposende; do G.A.T.E.R.C.; Membro do GANNO Grupo de Arqueologia Naval do Noroeste (Matosinhos). É colaborador do Centro Marítimo de Esposende sendo responsável pelo seu Centro de Docu¬mentação Histórica do Museu Ma¬rítimo de Esposende/Fórum Esposendense. Dinamizou com paixão o Projecto "Catraia Santa Maria dos Anjos" (1993); Foi um dos responsáveis e dinamizador da Exposição «Esposende nas Rotas do Mundo» (1992). Sempre disponível para passar os seus grandes conhecimentos, é Colaborador na Universidade Autodidacta de Esposende.
A encerrar o ciclo de conferências, Álvaro Campelo aborda “Identidade cultural das gentes de Esposende”, no dia 21 de julho de 2023. Licenciado em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa é Mestre em Ciências da Religião e doutorado em Antropologia das Religiões Sorbonne, Paris IV. Desenvolve a sua investigação no domínio da sociedade, religião e poder; Emoções e dor; qualidade de vida e doença. Vice-Presidente na Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia.