Arquivo Municipal de Esposende dá a conhecer “Testemunhos das Comemorações do IV Centenário da Vila e Concelho de Esposende”

07 Set

Integrado no programa comemorativo “Esposende 450 anos”, está patente, até 30 de setembro, no Arquivo Municipal de Esposende, a exposição documental “Testemunhos das Comemorações do IV Centenário da Vila e Concelho de Esposende”. A exposição foi oficialmente aberta hoje, pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende.

A mostra é constituída, essencialmente, por documentos que fazem parte do espólio do Arquivo Municipal, destacando-se, entre outros, o Projeto de arranjo à volta do Monumento a D. Sebastião e a Implantação do Monumento a D. Sebastião, do escultor Lagoa Henriques (oferta do Ministério das Obras Públicas); a assinatura do Ministro do Interior, António Manuel Gonçalves Rapazote, no livro de Honra da Câmara Municipal de Esposende; o Programa do Serão para Trabalhadores organizado pela delegação da Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho; o Desdobrável do Programa das Festas Centenárias; um exemplar do livro “Vila e Concelho de Esposende no IV centenário 1572-1972 e do jornal local “ O Cávado“.

Também no âmbito das comemorações dos 450 anos de Esposende, encontra-se patente o registo da Ata da Sessão Extraordinária da Câmara Municipal, de 14 de agosto de 1972, na qual foi aprovada a criação do Feriado Municipal, em 19 de agosto, e remetida a decisão para publicação pelo Ministro do Interior, comemorando-se, este ano, o quinquagésimo aniversário. A escolha do feriado teria por base a data da outorga da Carta Régia pelo rei D. Sebastião, no dia 19 de agosto de 1572. O feriado foi promulgado, em Diário do Governo, no dia 27 de outubro de 1972 (Diário do Governo n.º 259/1972, Série I de 1972-11-07).

Além da documentação, estão disponíveis para visualização dois vídeos do arquivo da RTP, que documentam o Cortejo agrícola e folclórico e o Desfile de carros antigos, ambos realizados em Esposende e exibidos no programa Noticiário Nacional, em 1972.

O Arquivo Municipal está aberto de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30.

Tendo como mote o tema “Identidade e Território”, as comemorações dos 450 anos de Esposende, que se iniciaram a 19 de agosto - Dia da Cidade e do Município - e se prolongam até 19 de agosto de 2023, incluindo um vasto programa de iniciativas, pretendem refletir a demonstração da riqueza de Esposende, vincando a sua identidade, alicerçada na cultura, na tradição e no traço de caráter do seu povo. Da Comissão de Honra das comemorações fazem parte, entre várias outras individualidades, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-ministro, António Costa.

a2
a3