Época balnear conta com o contributo do Município de Esposende

22 Jul

Ciente da importância e necessidade de garantir as adequadas condições de higiene e de segurança tanto nas praias como nas áreas de lazer do concelho, o Município de Esposende vai financiar os encargos com a limpeza dos sanitários instalados nestes locais.

Assim, em reunião do executivo, a Câmara Municipal aprovou a concessão de apoios financeiros às Juntas de Freguesia para a execução de ações de limpeza de sanitários de apoio às praias e Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, num investimento global de 24 000 euros.

Em causa estão os encargos com os recursos humanos e o material de limpeza necessários para assegurar a manutenção e higienização dos equipamentos sanitários de apoio às praias da Foz do Neiva (Antas), S. Bartolomeu do Mar, Suave Mar (Esposende), Cepães e Rio de Moinhos (Marinhas), Ofir (Fão), Ramalha e Apúlia, bem como do sanitário existente no Castro de S. Lourenço. A logística será, assim, assegurada pelas Juntas de Freguesia de Antas e de Vila Chã, e pelas Juntas de Freguesia das Uniões de Freguesia de Belinho/Mar, Esposende/Marinhas/Gandra e Apúlia/Fão.

Esta medida enquadra-se na habitual envolvência e colaboração o Município na preparação de cada época balnear, de modo a salvaguardar a saúde e a segurança de toda a comunidade, tanto local como visitante, em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Entre outras medidas, o Município disponibiliza, anualmente, infraestruturas de apoio em quatro praias concelhias, essenciais para o cumprimento dos critérios referentes ao galardão Bandeira Azul da Europa (Apúlia, Ofir, Suave-Mar e Cepães), e ao galardão Praia Acessível (Cepães e Apúlia).

De modo a garantir a segurança dos banhistas, a Câmara Municipal, indo além das suas competências, assegura a colocação de nadadores-salvadores nas praias onde não existe concessionário, nomeadamente em Cedovém/Pedrinhas - Apúlia, e em Rio de Moinhos - Marinhas.

Saliente-se a existência de duas praias para cães, uma situada na zona norte do concelho, entre a Praia Suave Mar Norte e Cepães e outra em Apúlia, a sul da Praia da Ramalha. Com esta medida, integrada no Plano Estratégico Municipal de Promoção do Bem-Estar Animal, o Município de Esposende assegura um local específico, com as condições necessárias, para permanência e circulação de animais de companhia.

Na aplicação Smart Cities pode obter-se informação online sobre as condições meteorológicas de Esposende, bem como informação útil sobre a intensidade de UV, o que permite a tomada das melhores opções quanto à exposição ao sol.

A tudo isto acresce a existência de bibliotecas de praia, aliando a atividade balnear à promoção do livro e da leitura, equipamentos que estão disponíveis nas praias de Cepães (Marinhas), Suave Mar (Esposende), Ofir (Fão) e Apúlia.

Não obstante o empenho das entidades responsáveis para garantir todas as condições na época balnear, torna-se fundamental o contributo de todos os utilizadores das praias, dos quais se espera o cumprimento das normas para a manutenção das zonas balneares nas melhores condições, nomeadamente respeitando a recolha de resíduos.