Município de Esposende celebra protocolos com bandas de música de Antas e de Belinho

07 Jul

O Município de Esposende celebrou protocolos com a Associação da Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende S. Paio de Antas e com o Centro de Formação Musical de Belinho, comprometendo-se a subsidiar com 200 mil euros cada instituição, para a realização de obras de melhoramento dos edifícios onde desenvolvem os seus projetos de educação musical.
“A celebração destes protocolos, além de constituir um exemplo da importância que o Município de Esposende reconhece ao trabalho desenvolvido por estas instituições, no campo da formação musical e da dinamização local, representa uma séria aposta na descentralização cultural”, vincou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, abrindo a possibilidade ao aumento do apoio, atendendo que os custos globais das obras são bastante superiores.
Para o autarca, este investimento na formação musical insere-se na “perspetiva global defendida para o concelho, em que o Município de Esposende trata a todos por igual”. Destacando o trabalho desenvolvido pelas bandas de música do concelho, por proporcionar a introdução à educação musical e potenciando percursos académicos relevantes na área, Benjamim Pereira lembrou os apoios concedidos a estas instituições.
“Desde 2013, o Município de Esposende já atribuiu 265 mil euros de subsídios, em montantes iguais para as duas bandas de 132 mil e 500 euros a cada. A estes valores acrescem 458 mil euros em apoios, nos quais se incluem os valores referentes aos protocolos hoje assinados. No total, desde 2013, o Município de Esposende transferiu para as duas Bandas de Música 723 mil euros”, recordou.
As bandas de música de Antas e de Belinho desenvolvem intensa atividade artística, nomeadamente com concertos, mas a participação em concursos tem valido o reconhecimento além fronteiras: a Banda de Música de Antas alcançou um honroso segundo lugar num dos mais prestigiosos concursos de Bandas, o Certamen Internacional de Bandas de Música Vila d'Altea, em Espanha e a Banda de Música de Belinho alcançou o segundo lugar na primeira secção do concurso internacional bandas, em Santa Maria da Feira.
Jorge Neiva, presidente da direção da Associação da Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende S. Paio de Antas, classificou como “justo” o subsídio atribuído pelo Município, na medida em que “são as instituições que levam o nome de Esposende mais longe”. Com o auxílio da Câmara Municipal, Jorge Neiva pretende “concretizar as obras para desempenhar o projeto de forma mais profícua”.
Para Manuel Torres, presidente do Centro de Formação Musical de Belinho, este é “um dia histórico” para a instituição, pois “será possível concretizar o projeto e deixar as dificuldades em que estão a trabalhar”.

ban
ban1