Coro de Câmara da Escola de Música de Esposende interpreta Eurico Carrapatoso com direção de Paulo Vassalo Lourenço

09 Jun

Sob a direção do reputado maestro Paulo Vassalo Lourenço, o Coro de Câmara da Escola de Música de Esposende vai apresentar-se em concerto, no próximo domingo dia 12 de junho, pelas 17h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.

Este é um concerto integralmente dedicado à interpretação de obras de Eurico Carrapatoso, um dos mais conceituados e respeitados compositores portugueses da atualidade, que marcará presença neste evento. O concerto assinala o final da masterclasse que Paulo Vassalo Lourenço orientará, dirigida ao Coro de Câmara. A entrada é livre, limitada à lotação do espaço.

O programa do concerto assume-me como uma breve viagem pelo maravilhoso mundo da música coral de Eurico Carrapatoso. Música única, que não se explica, mas se sente. O maestro Paulo Vassalo Lourenço refere que “fazer a música de Carrapatoso é tornar viva a nossa identidade e a nossa língua que se prolongaram muito além das suas fronteiras geográficas. É alcançar paragens longínquas e ao mesmo tempo tão próximas porque as une o traço com de uma cultura partilhada. A música coral de Eurico Carrapatoso é tudo isso. É reviver uma canção tradicional Transmontana ou Alentejana ou uma melodia Timorense ou Africana. É também visitar os nossos poetas pelo prisma interpretativo de Eurico Carrapatoso, homem do mundo que nunca perde de vista as suas raízes transmontanas seculares e graníticas. Fazer a música coral Eurico Carrapatoso é homenagear a nossa identidade e aproximar-nos a todos através da universalidade da sua música”.

O Coro de Câmara da Escola de Música de Esposende representa uma fusão das várias realidades vividas na prática coral da própria escola. Os elementos representam o ensino articulado, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende e o Coro Ars Vocalis, aos quais se juntam professores da própria escola. Nasce da vontade de responder a solicitações específicas cujos demais projetos não conseguem responder, mas essencialmente de promover a oportunidade de proporcionar uma formação de elevada qualidade e exigência a todos os seus intervenientes. A sua formação é variável e vai alternando de forma a também poder chegar a mais elementos.

O maestro Paulo Vassalo Lourenço é doutorado em Direção Coral pela Universidade de Cincinnati/College Conservatory of Music, trabalhou com Stephen Coker e Earl Rivers (Direcção Coral) e Mark Gibson e Chang Zhang (Direcção de Orquestra). Nesta universidade, exerceu funções de Teacher Assistant em Introduction to Conducting e de Assistant Conductor no University of Cincinnati Chamber Choir. Foi maestro assistente do Coro Gulbenkian entre 2013 e 2018 com o qual preparou o grande repertório coral sinfónico para figuras como Gustavo Dudamel, Simone Young, Jonathan Nott, Alain Altinoglu, Lawrence Foster, Paul McCreesh entre outros. É professor coordenador do Mestrado em direção Coral na Escola Superior de Música de Lisboa. Apresentou-se como maestro convidado em diversos países Europeus (Espanha, França, Itália, Polónia, Irlanda e Dinamarca), nos EUA, México, Brasil e na Ásia nomeadamente na China, Singapura, Israel e Turquia. Fundou e dirigiu com Carlos Caires o Coro Ricercare, agrupamento com o qual foi galardoado por duas vezes. Dedica uma parte substancial do seu trabalho à divulgação do repertório português, sendo responsável por mais de 100 estreias absolutas de compositores portugueses. É fundador do grupo vocal masculino Tetvocal onde cantou entre 1992 e 2004. A sua discografia inclui 11 Cd’s para as etiquetas das quais se destacam EMI, RCA/VICTOR, Warner Classics, CMM, Portugália Música, entre outras. Foi nomeado Consultor Musical da Europa Cantat em 2014. É presidente da COROS PORTUGAL (Associação Portuguesa de Música Coral). Na qualidade de fundador e diretor artístico do Festival Coral de Verão, tem-se destacado na apresentação de novas obras corais sinfónicas em estreia mundial ou em 1.ª audição portuguesa.