Município de Esposende assinala 48.º aniversário do 25 de Abril

25 Abr

O Município de Esposende assinalou oficialmente o 48.º aniversário do 25 de Abril com a cerimónia de hastear das bandeiras e com um o espetáculo “Cantar Abril”, protagonizado por Ana Deus e Eleonor Picas. O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira destacou a importância de celebrar o 25 de Abril, como ato de cidadania e garante da Liberdade.
Como tem sido frequente, o Município de Esposende assinalou o 25 de Abril, com uma cerimónia em que estiveram presentes os eleitos dos órgãos autárquicos, desde logo com os presidentes da Assembleia Municipal, Carlos Silva e o da Câmara Municipal, Benjamim Pereira. Ao som do hino nacional, as bandeiras da República Portuguesa e do Município de Esposende foram hasteadas, em momento solene de compromisso para com os valores democráticos com que se rege o nosso País.
“A ‘revolução dos cravos’ libertou Portugal de um regime autoritário que vigorava há mais de 40 anos e assinalou a terceira vaga do processo de democratização da Europa, envolvendo, também, Espanha e Grécia. Decorridos quase 50 anos, em tempos que congregam na liderança nados nas gerações X, Y, Z e W; onde a geração Alfa pisca os olhos ao futuro; seria impensável que o Velho Continente fosse confrontado com uma guerra extemporânea e devastadora”, assinalou Benjamim Pereira.
A concluir, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende lembrou que “a liberdade é o nosso tesouro mais precioso. Por isso, mais que nunca, impõe-se ensinar para a integração, para o humanismo e para a aceitação da diferença. Hoje, mais que nunca, impõe-se educar e trazer a história para a atualidade, para que não se cometam os mesmos erros”, concluiu.
Viver Abril contemplou a projeção do filme “Salgueiro Maia: o implicado”, que estreou em Portugal no passado dia 14 deste mês, a atividade “Abril na Voz”, uma sessão dedicada às famílias, o concerto “Música – arma de Liberdade”, pelo Ibertrio, composto por Nuno Meira (violino), Américo Martins (violoncelo) e Isolda Crespi Rubio (piano). Hoje, 25 de abril, entre as 10 e as 13 horas, na zona ribeirinha de Esposende, realiza-se o tradicional atelier de Papagaios e, às 16h30, no Auditório Municipal de Esposende, apresenta-se o espetáculo “Inquietação”, uma produção coletiva do projeto AMAReMAR – Arte e Comunidade, que resulta do trabalho das suas diversas oficinas, nomeadamente de música, teatro, ilustração e costura criativa.
No dia 30 abril, às 21h30, no Auditório Municipal, celebra-se Abril através da dança, com o espetáculo “The freedom to dance…”. Promovido pelo grupo de dança Ás do Saber, o espetáculo conta com coreografia de Hugo Fernandes e visa igualmente assinalar o Dia Mundial da Dança.
A encerrar a edição de 2022 das comemorações do 25 de Abril, Esposende acolhe Paulo de Carvalho, intérprete de “E Depois do Adeus”, a primeira senha da Revolução. O concerto realiza-se no dia 1 de maio, às 21h30, no Auditório Municipal, e integra a digressão “60 anos de carreira” do artista. Neste concerto, Paulo de Carvalho apresenta-se com o pianista cubano Victor Zamora, seu parceiro musical de muitos anos.
A informação detalhada de toda a programação, assim como as condições de acesso aos eventos, encontram-se disponíveis em www.municipio.esposende.pt/p/viver-abril.
Esta ação contribui para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, com a valorização da diversidade cultural e a consolidação dos esforços para proteger e salvaguardar o património cultural.

2__2_