Museu Municipal de Esposende vinca identidade cultural do concelho em Colóquio na Universidade de Coimbra

11 Abr

O Museu Municipal de Esposende esteve representado no colóquio “Paisagem Marítima de Moçambique: Património e Ordenamento” que decorreu na Universidade de Coimbra, nos dias 4 e 5 de abril, e durante o qual foi destacado o trabalho desenvolvido pelas unidades museológicas na preservação dos patrimónios, nomeadamente o marítimo.
O Museu Municipal de Esposende esteve representado por Ivone Magalhães, que apresentou o novo programa do Museu Municipal de Esposende e Núcleos Museológicos, vocacionado museu polinucleado. Nestes espaços museológicos, os elementos diferenciadores da cultura e património concelhio destacam-se e protagonizam os principais projetos de investigação e de exposições temporárias. O Museu Municipal de Esposende dedica particular atenção à interpretação cientifica e pedagógica, atendendo a aspetos que vincam a identidade cultural do concelho, principalmente a paisagem marítima do concelho de Esposende, as praias, as dunas e os lavradores do sargaço, a par da reparação naval em madeira para a pesca artesanal tradicional.
Integrada no painel “Salvaguarda de patrimónios marítimos e museus: conceitos e práticas em mudança”, foi apresentado “O caso do Museu Municipal de Esposende“, um estudo de caso que apresenta a reinvenção de um museu de território, com 30 anos de trabalho, que permitiu uma nova e relevante reflexão sobre a importância das paisagens marítimas e principalmente sobre o papel social dos museus locais na preservação e valorização dessas paisagens. A par do papel da arquitectura no ordenamento dos territórios, marítimo e terrestre, chamada a valorizar cada vez mais os testemunhos do edificado do passado, mantendo-os, reconstruindo ou renovando, e incluindo-os nos novos planos de pormenor urbanísticos, desenvolvendo em torno deles novos discursos patrimoniais e um novo ordenamento.
Inserida na cátedra “UNESCO em Diálogo Intercultural de Patrimónios de Influência Portuguesa”, o colóquio organizado pelo Instituto de Investigação Intercultural daquela Universidade, garantiu uma oportunidade muito especial ao Museu Municipal de Esposende de partilha de conhecimento com investigadores de Moçambique, Portugal e França.
O Museu Municipal tem sido responsável por vários programas de investigação sobre o património marítimo, observando, inventariando, estudando e interpretando a paisagem marítima, ou melhor, as paisagens marítimas a norte e a sul do Rio Cávado. Esse trabalho tem permitido reconhecer o potencial de colocar em diálogo os diferentes sítios-paisagem, enquanto patrimónios naturais que se constituem paisagem (eco factos) e, simultaneamente, enquanto patrimónios culturais representados nos objetos e nas ideias (artefactos e mentefactos) que o museu conserva (património material e imaterial).
Neste contexto, a paisagem cultural marítima do concelho de Esposende foi entendida como um território de interland terrestre e subaquático, e constitui um concelho genuinamente costeiro, preservado pelo Parque Natural Litoral Norte (área de paisagem protegida e área marinha protegida), um espaço onde ainda atuam quatro comunidades agro-marítimas, mantendo vivas as tradições e onde a paisagem é portadora de um incrível valor cultural, com diferentes bens patrimoniais, etnológicos, arqueológicos e históricos.
Neste contexto, de encruzilhada entre o tempo e o objeto de estudo, as conclusões emanadas deste Colóquio serão certamente extraordinárias e muito uteis à sociedade civil e à Academia.