Município de Esposende propõe reflexão sobre “A Paixão de Cristo na expressão das artes”

Pintura descida da cruz 1612 1612  peter paul rubens 1 1024 2500
10 Abr

Integrado na programação cultural da Semana Santa, promovida pelo Município de Esposende, terá lugar na próxima terça-feira, dia 12 de abril, às 18h00, na Igreja da Misericórdia de Esposende, o painel “A Paixão de Cristo na expressão das artes”.

Para abordar este tema foram convidados o compositor Eugénio Amorim, da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, e a historiadora de arte Ana Cristina Correia de Sousa, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto/CITCEM, com moderação e comentário do Cónego Hermenegildo Faria, Vigário Episcopal para a Liturgia da Arquidiocese de Braga.

A expressão da espiritualidade, transposta através de inúmeros quadros bíblicos, marca, de forma indelével e muito pronunciada, o percurso da história da arte, ao longo dos séculos. Desde a Última Ceia até à morte na Cruz, e tendo sobretudo por base as narrações dos quatro evangelistas, a Paixão de Cristo foi mote inspirador para as mais belas obras de arte de inúmeros mestres, de diferentes épocas, origens, escolas e manifestações, que hoje se constituem como um grande legado e herança comum. Das artes performativas, como a música, às artes visuais, como a escultura e a pintura, este painel pretende, numa lógica de mediação cultural com o público, apresentar e explorar algumas destas obras, de uma forma didática, numa experiência interpretativa da dimensão espiritual do traço e das sonoridades de alguns dos mais icónicos artistas mundiais. A realização deste painel enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Esta atividade, à semelhança dos demais eventos culturais da Semana Santa, tem entrada livre, sendo limitada ao número de lugares disponíveis.

Toda a programação da Semana Santa poderá ser consultada AQUI