Centro Interpretativo de S. Lourenço propõe atividade para as férias da Páscoa

05 Abr

Páscoa no CISL (3)

O Município de Esposende vai promover, entre os dias 11 e 13 de abril, o programa “Páscoa no CISL!”, dirigido a crianças dos 6 aos 11 anos.

A proposta do Centro Interpretativo de S. Lourenço (CISL) passa por desafiar os mais novos a experimentar técnicas de trabalhar a argila, inspirando-se em objetos cerâmicos provenientes do Castro de S. Lourenço.

Neste povoado há inúmeros vestígios cerâmicos associados, por exemplo, a hábitos alimentares e a práticas económico-sociais, integrados no quotidiano dos seus habitantes. Desde há cerca de 9 mil anos que os princípios necessários para o fabrico da cerâmica, cujos protagonistas são a argila e o fogo, eram praticados nos povoados neolíticos. Desde então, para além do caráter utilitário, a cerâmica foi-se revelando igualmente como uma manifestação artística.

Considerando que uma das formas de conhecer outras culturas é através do estudo de artefactos dos antepassados, este programa constitui-se como uma proposta educativa, para além da vertente lúdica que lhe está associada.

Com esta atividade, o Município contribui para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente “Educação de qualidade” e “Cidades e comunidades sustentáveis”, com a valorização da diversidade cultural e a contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável, bem como a consolidação dos esforços para proteger e salvaguardar o património cultural.

A participação na oficina é gratuita, mas carece de marcação prévia, através do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 179.