Município de Esposende recebe acervo de Franquelim Neiva Soares

23 Fev

DSC_0028

Foi ontem formalizada, através da assinatura do contrato, a cedência ao Município de Esposende da biblioteca de Franquelim Neiva Soares, reconhecido historiador e investigador, natural da freguesia de Mar, Esposende.

Em causa está um valioso acervo que inclui, entre outros, mapas, quadros, obras de arte, algumas em marfim, coleções, bem como o Códice da Confraria de Nossa Senhora da Pérsia.

A intenção de doar ao Município este acervo foi expressa através de testamento, em 2012, com o intuito de que o mesmo fique disponível para acesso e consulta dos munícipes. Neste sentido, a Câmara Municipal criou um espaço próprio na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, com as devidas condições de acomodação, num investimento que orçou em aproximadamente 156 mil euros.

De acordo com o contrato assinado pelo Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, e por Franquelim Neiva Soares, este cede gratuitamente ao município a fruição imediata da totalidade do acervo que constitui a sua biblioteca pessoal, a qual se encontra inventariada, totalizando mais de 25 000 exemplares.

A Câmara Municipal compromete-se a guardar e a conservar em perfeito estado os bens, assegurando a sua ordenação e catalogação, no local preparado para o efeito, ao qual será dado o nome de Franquelim Neiva Soares.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, salienta a importância deste ato de cedência, “atendendo ao vasto e inestimável acervo do Padre Doutor Franquelim Neiva Soares, o qual poderemos agora disponibilizar para consulta aos nossos munícipes”.

O autarca sublinha que a cultura continua a merecer a atenção e o investimento do Município, tanto ao nível da realização de eventos, de que é exemplo mais recente a Semana da Leitura, que decorre até dia 27 de fevereiro, como no que se refere à criação e requalificação de equipamentos. É neste contexto que se enquadra o investimento efetuado nas obras de requalificação da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura e na criação de um espaço para acolher a biblioteca de Franquelim Neiva Soares”, explica Benjamim Pereira.