Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende estabelece cooperação com Universidade Portucalense

Cme 1 1024 2500
14 Dez

O Município de Esposende vai estabelecer um protocolo de cooperação com a Universidade Portucalense, de acordo com proposta aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo.

Tendo subjacente a aproximação entre o meio universitário e o Município de Esposende, esta parceria visa estudar o processo da implementação da arquitetura modernista no Município de Esposende como um dos capítulos da história da arquitetura portuguesa e contribuir para a inserção dos recém-diplomados no mercado de trabalho.

Neste contexto, a cooperação prevê a realização de trabalhos académicos nas áreas da arquitetura e do urbanismo, a participação mútua em seminários, workshops e iniciativas públicas, e, ainda, a realização de estágios de integração de jovens diplomados por aquela Universidade (estágios curriculares e teses de mestrado em contexto laboral).

Considerando o inegável interesse público da dinamização do ensino superior, e a relevância que traz ao desenvolvimento do concelho, o Município de Esposende formaliza mais esta parceria, a qual se encontra alinhada com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Com efeito, no contexto educativo, o Município desenvolve um sem número de iniciativas tendentes à promoção do ensino de nível superior e ao seu incentivo junto da comunidade local, desde a atribuição de bolsas de estudo a jovens estudantes, celebração de protocolos de colaboração com a Academia visando a realização de estudos técnicos e científicos no território, a instalação de um polo de um Instituto Politécnico, entre outras ações e dinâmicas.