Município de Esposende continua a investir na Educação e Cultura

13 Dez

A Câmara Municipal de Esposende aprovou, em reunião do executivo, o contrato-programa a estabelecer com a Cooperativa de Ensino Zendensino, para a prestação de serviços de execução de projetos educativos e culturais na área do Município durante o ano de 2022.

Em causa está a materialização dos Projetos de Educação Musical e de Expressão Físico-Motora na Educação Pré-Escolar, com o objetivo de promover o ensino da música e o desenvolvimento da modalidade de expressão físico-motora em todos os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar, da rede pública. Por esta via, o Município garante os necessários recursos humanos qualificados para estes projetos, num investimento global de 29 271 euros, tendo como objetivos primordiais promover o sucesso educativo, contribuir para uma educação de qualidade para todos e fomentar a igualdade de oportunidades.

Na área da cultura, pretende-se dar continuidade à dinamização do Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE) e do Coro ARS Vocalis e apoiar a realização das atividades destes grupos. O Município continua, desta forma, a apoiar financeiramente estes projetos, através da atribuição de um subsídio anual de 20 000 euros aos coros, para além de continuar a garantir vários outros apoios inerentes às suas atividades, nomeadamente à logística associada aos concertos.

Na reunião de Câmara, o Município aprovou, também, a atribuição do montante de 1 100 euros aos Agrupamentos de Escolas do concelho para aquisição de materiais didático-pedagógicos para os alunos com Necessidades de Saúde Especiais que, devido à especificidade das suas problemáticas, não utilizam manuais escolares. Tendo como referência, o valor de 50 euros por aluno, o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio (13 alunos) recebe 650 euros e o Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira (9 alunos) 450 euros.

Por esta vida, o Município promove a igualdade de acesso a todos os alunos a uma educação inclusiva de qualidade e contribui para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, cujas metas são transversais a todo o plano de ação municipal.