Município de Esposende assinala 25 de Abril com programa evocativo

21 Abr

O Município de Esposende vai levar a efeito as comemorações do 25 de Abril, com um programa bastante diversificado que privilegia a transmissão através dos suportes digitais.
As iniciativas arrancam na quinta-feira, 22 de abril, pelas 14H45, com a tertúlia “Partidos e ideologias: significados e diferenças no contexto do espetro político português” que terá como dinamizador Vicente Ferreira da Silva, investigador do Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho. Esta sessão on-line é dirigida a alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
Para assinalar a efeméride serão publicados, no site e no Facebook do Município de Esposende, testemunhos de alunos do concelho sobre a vivência e a importância dos valores de Abril, sob a denominação “Como sinto e vivo abril”
Nos mesmos suportes digitais serão publicadas produções multimédia do projeto AMAReMAR – Arte e Comunidade, sob o mote “Amar Abril”, com músicas interpretadas e gravadas pela comunidade, e ilustrações alusivas à efeméride, da sua autoria. Servem de mote "Grândola Vila Morena" e "Venham Mais Cinco", de José Afonso e "Por Este Rio Acima", de Fausto.
Será também divulgada a produção multimédia “Tourada”, da autoria do Coro Ars Vocalis, com interpretação de um arranjo do compositor Telmo Marques da música de Fernando Tordo e letra de Ary dos Santos.
No Portal “Esposende Educa” serão publicados conteúdos documentais, sob o tema “A Revolução dos Cravos: memórias, vivências e significados”, disponíveis em www.esposende-educa.pt/especial-viver-abril.
No dia 25 Abril, pelas 9H00, serão hasteadas as bandeiras, na Praça do Município, com atuação da Banda de Antas, com interpretações de temas musicais por Bel Viana e poemas lidos e declamados por Agostinho Teixeira, para “Recordar Abril”, sessão restrita aos membros do executivo municipal e da Assembleia Municipal, respeitando todas as normas da Direção Geral de Saúde, mas com transmissão em direto pela Esposende Serviços para que todos os interessados possam acompanhar estas cerimónias.