Município de Esposende vai homenagear Padre Faria Borda no centenário do seu nascimento

05 Ago

Em colaboração com várias entidades, a Câmara Municipal de Esposende vai homenagear, a título póstumo, o Padre Manuel de Faria Borda. O sacerdote, natural de Fão, deixou a sua marca na vida e na cultura do concelho de Esposende, sendo uma figura incontornável na história da música portuguesa do séc. XX.

Como forma de reconhecimento pelo legado no campo musical e pela vida eclesiástica dedicada à comunidade, o Município de Esposende, associando-se à Arquidiocese de Braga/Arciprestado de Esposende/Paróquia de S. Paio de Fão e com o apoio da Universidade do Minho, União de Freguesias de Apúlia e Fão, Santa Casa de Misericórdia de Fão e a Cooperativa Cultural de Fão, vai levar a efeito um programa comemorativo do centenário do nascimento do Padre Borda, que se inicia no dia em que se assinala essa efeméride, a 7 de agosto, prolongando-se até ao final do ano.

As comemorações arrancam com a inauguração da exposição “Padre Manuel de Faria Borda: vida e obra, no centenário do seu nascimento”, na Sede da Junta da União de Freguesias de Apúlia e Fão, em Fão, no dia 7 de agosto, às 18h00. À inauguração da exposição, coordenada por Elisa Lessa, docente do Departamento de Música da Universidade do Minho e coproduzida por alunos de Ciências Musicais da mesma Universidade, segue-se, às 19h30, a celebração de uma missa, na Igreja Matriz de Fão, presidida pelo Cónego Doutor José Paulo Leite de Abreu, Vigário Geral, contando com a participação do Coro da Vila de Fão, que interpretará obras do Pe. Faria Borda.

O programa de homenagem integra outras manifestações, nomeadamente um Encontro de Coros, a decorrer na Igreja Matriz de Fão, no mês de Outubro, um Painel evocativo da vida e obra do Pe. Manuel Faria Borda, que decorrerá em Dezembro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, bem como a apresentação de uma publicação sobre o homenageado e um concerto pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, com execução de obras do Padre Faria Borda, seus mestres e contemporâneos, representativos da chamada escola musical bracarense do séc. XX, iniciativas que ocorrerão igualmente no mês de dezembro.