Município de Esposende homenageia combatentes da 1.ª Grande Guerra

06 Abr

No âmbito do programa evocativo do Centenário da 1.ª Grande Guerra (1914-1918), promovido pelo Município de Esposende, realizar-se-á uma missa na Igreja Matriz de Esposende e visitas aos cemitérios onde repousam os restos mortais de ex-combatentes esposendenses. As comemorações iniciaram-se há quatro anos e compreenderam diversas iniciativas culturais que muito contribuíram para elucidar a população sobre o impacto da 1.ª Grande Guerra no concelho.

Assim, na segunda feira, dia 9 de abril, pelas 16h30, celebra-se uma missa, na Igreja Matriz de Esposende, em memória dos 197 combatentes esposendenses e dos 15 que perderam a vida na 1.ª Grande Guerra.
Na ocasião, serão evocados os nomes dos combatentes. A, a saber: António Joaquim D’Aldeia (Curvos); Francisco Gonçalves Enes (Marinhas); Francisco Fernandes Meira (Palmeira); José Alves da Lage (Gandra); Manuel Machado da Costa (Fão); Manuel Narcizo Arezes (Antas); Manuel Dias Gomes (Forjães); Porfírio Fernandes Pereira (Gemeses); Manuel Gonçalves Bedulho (Belinho); José da Silva Brás (Mar); Álvaro José Fernandes (Esposende); António Laranjeira Amaro (Antas); Joaquim Carlos Martins (Fão); Manuel Afonso Sampaio (Antas); Domingos Gonçalves Pires (Belinho).
Às 17h45, realiza-se uma visita ao Talhão dos Combatentes, no Cemitério de Marinhas, onde estão sepultados 37 combatentes e, às 18h15, os participantes visitam o Talhão dos Combatentes, no Cemitério de Fão, onde estão sepultados 19 soldados.
Em ambos serão colocadas coroas de flores, cerimónias que serão complementadas com o toque do silêncio, pelo cornetim da Banda de Antas. Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Arq.to Benjamim Pereira, proferirá algumas palavras alusivas à efeméride. Para o efeito, será disponibilizado um autocarro que transportará os participantes que queiram associar-se a esta homenagem.
Simultaneamente, o Presidente da Comissão das Comemorações do Centenário da 1.ª Grande Guerra, para Esposende, Manuel Albino Penteado Neiva, irá depor uma coroa de flores e uma placa evocativa, no cemitério de Richebourg, em França, junto dos túmulos dos combatentes aí sepultados.
O programa evocativo do Centenário da 1.ª Grande Guerra (1914-1918) arrancou em 15 de setembro de 2014 e compreendeu, entre diversas iniciativas, a conferência «Esposende e a 1.ª Grande Guerra: Os homens e os acontecimentos», as exposições «Novas da Guerra, Autores e Narrativas» e «Esposende nas trincheiras da 1ª Grande Guerra», Percursos Evocativos da participação de esposendenses na 1.ª Grande Guerra de Esposende, visitas pedagógicas da comunidade educativa à Escola de Serviços do Exército da Póvoa de Varzim, uma visita ao Museu Militar do Porto e o lançamento do livro “Soldados com Rosto”, da autoria de Albino Penteado Neiva.