Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende promove Espetáculo de Fados de Coimbra

16 Jan

O Auditório Municipal de Esposende vai acolher, no próximo sábado, dia 20 de janeiro, pelas 22h00, um espetáculo de Fados de Coimbra, promovido pelo Município de Esposende, com entrada livre.

O espetáculo estará a cargo do grupo “Canções de Coimbra”, num projeto designado por “Sons de Outono”, composto por Almeida Ulisses, Miguel Assis e Pedro Pinto nas guitarras, Carlos Teixeira e Paulo Alão nas violas, e, nas vozes, Nuno Oliveira (Montalto) e Carlos Alberto.

Num encontro de gerações, este concerto preconiza uma viagem pelo fado de Coimbra, em que a canção popular representa a sua origem, passando e recordando gerações e momentos que marcaram a música académica nas diferentes décadas, até uma contemporânea forma de interpretar o fado de Coimbra.

Neste concerto, serão relembrados nomes como Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira e Luís Goes, entre outros, bem como, nas guitarras, as várias gerações da família “Paredes”, através de referências vivas que os acompanharam e com eles privaram, mantendo, de alguma forma, viva a sua presença.

Serão, assim, interpretados os temas de cariz mais popular como “Maria se fores ao baile”, “Amélia”, “Saudades ai ó saudades”, “Menino d´oiro”, “Passarinho da ribeira” ou “Samaritana”. Relembrando a geração de Zeca Afonso, ouvir-se-ão temas como “Canção de embalar” ou “Balada do Outono”, e, numa incursão pelos temas de Luis Goes, a “Canção pagã” ou a “Balada do rei vadio”. Numa vertente contemporânea, ao piano, serão, ainda, interpretados poemas de Manuel Alegre que eternizaram a canção de Coimbra como “E alegre se fez triste” ou “Trova do vento”. Por fim, temas que referem o fado do Porto, a canção minhota num vira de Coimbra ou a Balada de Coimbra encerram o concerto exaltando a participação do público.