Município de Esposende garante muita animação na quadra natalícia

28 Nov

A quadra natalícia vai trazer muita magia, música e animação a Esposende. O Município de Esposende, em colaboração com a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE) e diversas entidades e instituições locais, preparou um vasto conjunto de atividades dirigidas a todos os tipos de público, como forma de criar maior dinâmica no concelho neste período, fomentando, simultaneamente, a dinamização do comércio local.

Concertos musicais, teatro, exposição de presépios, oficinas de Natal, muita animação e a cidade “vestida” a preceito para a quadra mais festiva do ano, prometem atrair muitos visitantes a Esposende até janeiro de 2018, contagiando-os com o espírito natalício.

O programa natalício arranca já na próxima quinta-feira, dia 30 de novembro, pelas 19h00, com a ligação da Iluminação de Natal na cidade de Esposende, que contará com o "Concerto Mais Pequeno de Natal” pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, a ter lugar na Praça do Município.

De 6 a 23 de dezembro, decorrerão Oficinas de Natal, na Casa da Juventude, Museu Municipal de Esposende, no Centro Interpretativo S. Lourenço e no Centro de Educação Ambiental.

No Centro de Informação Turística de Esposende, estará patente, entre 7 de dezembro e 7 de janeiro, uma exposição de “Presépios de Natal”. A mostra integrará peças diversificadas ao nível de técnicas e materiais, da autoria de artesãos oriundos do concelho e de outras localidades minhotas que participam na Feira de Artesanato de Esposende.

A “Duendelândia”, uma tenda gigante que estará instalada no Largo dos Bombeiros, de 8 a 24 de dezembro, promete fazer as delícias dos mais pequenos. Este espaço integra um bosque encantado, com pinturas faciais e modelagem de balões, Casa do Pai Natal, rampa tubbing, arborismo e insufláveis.

Outras atrações serão Roda Ecológica e o Globo de Neve Gigante, que estarão disponíveis no Largo Rodrigues Sampaio, de 8 a 10 e de 16 a 24 dezembro.

No dia 10 de dezembro, pelas 17h00, no Auditório do Salão Paroquial de Esposende, terá lugar um Concerto de Natal pelo Coro Sénior de Esposende, integrado nas comemorações do 25.º aniversário do Centro de Apoio Social Ernestino Miranda (CASEM) da Santa Casa da Misericórdia de Esposende.

No dia 13, no Auditório Municipal de Esposende, em sessões às 10h30, 14h30 e 21h30, a Escola Profissional de Esposende, através do curso Técnico de Apoio à Infância, leva à cena "Um Conto de Natal", baseado na obra homónima de Charles Dickens, numa adaptação repleta de música, dança e verdadeiro espírito natalício.

O Largo Dr. Fonseca Lima vai acolher, entre 15 e 23 de dezembro, a primeira edição do Mercado Solidário de Natal, onde as instituições de solidariedade social do concelho irão expor o trabalho desenvolvido e proceder à venda de produtos alusivos ao Natal. Neste mercado haverá também um espaço de refeições aberto ao público.

Boas sugestões, eventualmente para oferta neste Natal, estarão também disponíveis na Feira de Velharias, a ter lugar no dia 3, e na Feira de Artesanato, que decorrerá no dia 17. Ambos os certames decorrem no Largo Rodrigues Sampaio, a partir das 10h00, e são de acesso livre.

Um dos momentos altos desta quadra, a chegada do Pai Natal, está agendado para o dia 17 de dezembro, pelas 15h30, no Largo Dr. Fonseca Lima, onde haverá bolo-rei gigante e terá lugar a Parada de Natal com Neve – “Pai Natal e os Duendes”.

A música será uma forte componente deste dia, com dois concertos musicais, ambos com entrada livre. No Auditório Municipal de Esposende, às 15h30, terá lugar um Concerto de Natal pela Banda de Música de Belinho, relembrando as mais belas sonoridades desta época festiva. Já no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, pelas 19h00, o Coro Ars Vocalis apresenta o Concerto "Ecos de Humanidade - Sorrisos", uma Cantata de Natal num estilo jazzístico mas inspirado nos eternos temas natalícios.

Nos dias 17 e 22, durante a tarde, haverá “mimos” de Natal a animar as ruas da cidade, numa iniciativa da Escola Secundária Henrique Medina, através do Curso Técnico de Apoio Psicossocial. Através da ação artística, com a utilização do corpo sem discurso, os alunos “mimam” o significado do “Natal” representando o invisível: emoções, tendências, dúvidas, pensamentos, numa altura do ano onde impera o espírito natalício.

No dia 22, às 21h00, na Igreja Matriz de Fão, o Coro de Pequenos Cantores do Concelho de Esposende apresenta o espetáculo “Ecos de Humanidade - Entre os braços de Maria e os dons do Natal”, um concerto com entrada livre. No dia 23, às 21h30, o Auditório Municipal de Esposende acolhe o Concerto de Natal “Viva a Música”, no qual serão apresentados, em audição, temas de piano, viola, canto, violino, concertina e órgão num repertório onde serão recordados os mais belos temas de Natal, tradicionais e clássicos.

A passagem de ano acontecerá em clima de festa e animação, no Largo dos Bombeiros. A partir das 23h00, a animação musical vai estar a cargo de Fábio Vilas Boas, do programa televisivo “The Voice Portugal”, e de Tiago Briote. Um espetáculo de fogo-de-artifício marcará o momento da entrada no novo ano, prosseguindo a animação durante a noite com animação DJ.

Já no novo ano, no dia 7 de janeiro, às 15h00, no Auditório Municipal de Esposende, haverá “Cantares ao Menino” e, a encerrar o período festivo, realiza-se no dia 13 de janeiro, a 2.ª Corrida de Ano Novo.