14.º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas decorre em Esposende

26 Out

Esposende vai acolher amanhã e sábado, dias 27 e 28 de outubro, o 14.º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas. O Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, vai presidir à sessão de abertura e a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo, encerrará o evento, a decorrer no Auditório Municipal de Esposende.

O evento é organizado pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em colaboração com a Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD), e conta com o apoio do Município de Esposende.

Esta edição assinala a passagem dos 30 anos da criação do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e os 25 anos da realização do 1.º Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas em Esposende. Sob o lema “Num mar de oportunidades: bibliotecas em redes” pretende-se refletir sobre o panorama atual das bibliotecas públicas, sobre os sucessos alcançados e dificuldades enfrentadas, mas também abordar os desafios futuros, as conquistas obtidas ao longo de três décadas e o que ainda falta concretizar. Numa conjuntura em que a criação de redes surge como uma oportunidade de desenvolvimento e de gestão eficaz dos recursos cada vez mais escassos, as bibliotecas encontram-se num momento crucial para estabelecer pontes a nível local e regional.

Agendada para as 10h30, a sessão de abertura desde 14.º Encontro contará com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, e do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, entre várias outras individualidades. Segue-se a entrega do Prémio de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas, na sua 3ª edição e que foi atribuído à Biblioteca Municipal de Ílhavo pelo projeto "Ao som das histórias".

Por forma a dar continuidade ao desenvolvimento do Programa da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, este 14.º Encontro aposta num modelo inovador e participativo, onde diversos temas e experiências se cruzam para apontar caminhos e definir estratégias no contexto europeu, aproveitando as dinâmicas que o digital trouxe para o campo da ciência e da cultura, refletindo sobre os permanentes desafios tecnológicos, as rápidas mutações sociais e a alteração dos hábitos de acesso à informação. Através da apresentação de conferências de enquadramento e da realização de grupos de reflexão, os participantes no Encontro serão envolvidos na reflexão em torno de temas fundamentais para as bibliotecas públicas de hoje.

Assim, uma das convidadas é Ilona Kish, que proferirá a comunicação “A library renaissance for the 21st century in Europe”. Llona Kish é responsável pelo Programa de Bibliotecas Públicas 2020, da Comunidade Europeia, que reúne 65 mil bibliotecas públicas em toda a União Europeia e é administrado pela Fundação de Leitura e Escrita. É responsável pela equipa de Bruxelas, integra o grupo consultivo e outras relações estratégicas dentro do Programa. Ilona Kish foi Secretária Geral da Culture Action Europe, uma associação que promove as associações artísticas e culturais em toda a Europa.

Já no período da tarde, na Escola Básica António Correia de Oliveira, os grupos de reflexão irão debruçar-se, em sessões paralelas, sobre temáticas como Serviços e Inovação, Formação e literacias, Redes e cooperação, Regulação e profissão, Tecnologias e comunicação, Espaços, públicos e coleções, Advocacy e valor social, e Direitos de Autor e Reutilização da Informação Pública.

No segundo dia do Encontro da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, no período da manhã, terá lugar a apresentação das conclusões dos grupos de reflexão e, de tarde, vai falar-se sobre O mundo dos papéis e o mundo das coisas: Ciência Aberta, conhecimento para todos.

A Sessão de Encerramento está agendada para as 15h00, com a presença da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo.