Município de Esposende vai promover Workshop de Arqueologia Subaquática

16 Fev
O Município de Esposende vai promover, entre os próximos dias 19 e 21 de fevereiro, no Museu Marítimo de Esposende, um Workshop de Arqueologia Subaquática, que será orientado pelo arqueólogo náutico e subaquático Paulo Alexandre Monteiro.

Esta ação enquadra-se no projeto em rede sobre o sítio arqueológico da praia de Belinho, no âmbito do qual a Câmara Municipal organizou, em agosto passado, a “Escola de Verão Internacional de Arqueologia 2015”. Este plano de ação procura, nos diversos parceiros, a inovação no que respeita à investigação, valorização e divulgação destes achados, de que é exemplo o projeto europeu ITN Marie Curie “ForSEADiscovery” que, em agosto, se centrou no estudo do achado do navio de Época Moderna arrojado numa das praias de Belinho. Foram registadas as madeiras com métodos inovadores em Portugal, bem como recolhidas amostras para determinar a idade exata, o tipo e a proveniência das madeiras, ancorando ao projeto os mais reputados investigadores nesta área provenientes dos Estados Unidos da América, Inglaterra, Espanha e Portugal.

Este workshop tem como objetivos a consciencialização, sensibilização e divulgação do respeito pelo Património Submerso e é dirigido a todos quantos se interessam pelas áreas da Arqueologia/História e meio aquático.

Paulo Alexandre Monteiro é docente convidado do curso de licenciatura em Arqueologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigador associado do J. Richard Steffy Ship Reconstruction Laboratory (ShipLAB), da Texas A&M University. Autor ou coautor de cerca de três dezenas de artigos científicos e de mais de uma centena de textos de divulgação ao grande público, organizou de raiz a Carta Arqueológica Subaquática dos Açores, tendo colaborado no projeto “Profundis - Museu Virtual do Património Cultural Subaquático” no âmbito da “Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar” (Ministério da Defesa Nacional). Atualmente organiza a Carta Arqueológica Subaquática do Sultanato de Oman (Golfo Pérsico), tendo igualmente em curso projetos na Austrália e nas Caraíbas. Em território nacional é o arqueólogo responsável pela direção técnica e científica de diversos trabalhos arqueológicos subaquáticos, cooperando ainda com a Divisão de Arqueologia Náutica e Subaquática do IGESPAR na investigação histórica do navio português quinhentista encontrado na Namíbia. É também colaborador permanente das revistas Mundo Submerso e Portugal Dive e consultor da National Geographic Magazine (Portugal) na área da arqueologia subaquática.