Câmara Municipal de Esposende oferece Recital de Tuba e Piano

recital

A Câmara Municipal de Esposende vai promover, no próximo domingo, dia 7 de maio, às 16h30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, um Recital de Tuba e Piano, com os músicos Daniel Afonso e Youri Popov, com entrada livre.

O concerto, no qual serão interpretadas obras dos compositores Vaughan Williams, Dmitri Shostakovich, Erland Von Koch e Edward Gregson, insere-se na política de apoio cultural do Município e visa promover e divulgar o trabalho de jovens talentos do concelho.

Efetivamente, Daniel Afonso é um jovem músico natural de Belinho. Nasceu em 1996 e, em 2010, iniciou os seus estudos de tuba, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. Integrou a Orquestra de Sopros, Big Band, PCS e Orquestra Júnior da Escola de Música de Viana do Castelo. Participou em masterclasses com tubistas de renome mundial, nomeadamente Sérgio Finca, Eduardo Nogueroles, James Gourlay, David Kutz, Steve Rosse e Sérgio Carolino. Em 2012, obteve o 1.º lugar na categoria juvenil do Concurso Internacional de música “Terras de la Salette, e em 2013, conquistou o 2.º lugar na categoria júnior do Concurso Internacional de música “Terras de la Salette” e o 3.º prémio na categoria sénior do concurso de Sopros do Alto Minho. Em 2014, obteve o 1.º lugar na categoria júnior do Concurso Internacional de música “Terras de La Salette” e o 1.º prémio categoria sénior do Concurso de Sopros do Alto Minho. No ano seguinte, alcançou o lugar como tubista na Jovem Orquestra Portuguesa, com a qual participou numa digressão na Alemanha, podendo tocar em Salas de renome mundial, no caso a Konzerthaus em Berlim. Já este ano, Daniel Afonso conquistou o 1º lugar na categoria sénior do Concurso Internacional de música “Terras de la Salette”, sendo que, pontualmente, é reforço na Banda Sinfónica Portuguesa.

Daniel Afonso será acompanhado, ao piano, por Yury Popov, que estudou no Colégio Académico de Música do Conservatório de Moscovo, tendo posteriormente ingressado no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo. Ainda estudante começou a sua carreira de concertista com a Orquestra Filarmónica de Moscovo, que mais tarde seguiu como solista da Sociedade Filarmónica de Vladimir, realizando vários concertos em diversas cidades da ex-União Soviética. Em 1995-96 atuou com a Orquestra de Câmara de Moscovo num ciclo de concertos de Mozart por várias cidades da Rússia. Radicado em Portugal desde 1997, tem-se apresentado a solo com Orquestra e em recitais a solo, duo e outras formações de câmara. Lecionou na Academia de Música de Viana do Castelo e Escola Profissional de Música de Viana do Castelo e atualmente leciona na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.