Município entrega Prémio Literário Manuel de Boaventura 2017 à escritora Ana Margarida de Carvalho

premio_literário (002)

O Município de Esposende procede, amanhã, à entrega do Prémio Literário Manuel de Boaventura à escritora Ana Margarida de Carvalho, em cerimónia agendada para as 17h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende. A autora é a vencedora da primeira edição deste Prémio com o romance “Não se pode morar nos olhos de um gato”.

A sessão, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, que procederá à entrega do Prémio à escritora Ana Margarida de Carvalho, contará com a presença dos membros do júri Sérgio Guimarães de Sousa, da Universidade do Minho, e António Manuel Ferreira, da Universidade de Aveiro, e, em representação da família de Manuel de Boaventura, João Armando Boaventura e Silva.

O júri decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio ao romance “Não se pode morar nos olhos de um gato”, editado em 2016, sustentando que a “decisão reflete o facto de se tratar de uma obra dotada de um imaginário poderoso e servida por uma força narrativa invulgar, visível não apenas no modo denso como convoca ressonâncias intertextuais, como pelo seu invulgar merecimento estético-expressivo”. O júri nota que “apesar de Ana Margarida de Carvalho ainda ser uma novel romancista, a verdade é que revela uma enorme maturidade literária, sobretudo se aferida pela sua capacidade de conduzir, com mão segura, uma narrativa de fôlego e pautada por uma inegável originalidade”.

Concorreram a esta primeira edição do Prémio Literário Manuel de Boaventura 113 obras, provenientes tanto de Portugal como de países de língua oficial portuguesa.

O Prémio Literário Manuel de Boaventura foi criado com o intuito de homenagear e divulgar este escritor e homem de cultura, natural de Vila Chã, Esposende. No valor pecuniário de 7 500 euros, o Prémio tem periodicidade bienal, contemplando a modalidade da criação narrativa de Romances ou de Contos da autoria de escritores de língua portuguesa.