Semana Santa é importante cartaz do turismo religioso de Esposende

03 Abr

Ciente da importância da Semana Santa no contexto do turismo religioso e numa ótica de promoção e valorização do concelho, o Município de Esposende volta a associar-se à organização deste evento, que irá decorrer entre os dias 7 e 17 de abril, e que tem vindo a afirmar-se como um importante cartaz turístico, com reflexos positivos ao nível da economia local.

Complementarmente à programação religiosa, da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Esposende e Confraria do Santíssimo Sacramento, o Município e outras entidades locais asseguram a componente cultural e recreativa, tornando mais abrangente e enriquecedor o cartaz.

Assim, já no próximo sábado, dia 8 de abril, às 21h30, na Igreja Matriz de Esposende, o Coro de Pequenos Cantores, o Coro Ars Vocalis e os Portuguese Brass apresentam o concerto “Miserere”, com estreia da obra de Osvaldo Fernandes. Também na Igreja Matriz, no dia 9, Domingo de Ramos, às 16h30, terá lugar a Representação da Paixão “Passio”, pelo grupo amador de teatro infantil “Boca de Cena”, criado no âmbito do programa CREARTE, que está a ser desenvolvido pelo Município, e que será acompanhado pelo coro Ars Vocalis.

Já na Quarta-feira Santa, 12 de abril, no mesmo local, pelas 21h30, o Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende apresenta o concerto temático “Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

As solenidades da Semana Santa iniciam-se na próxima sexta-feira, dia 7, às 21h00, com a Via-Sacra Interparoquial, que se desenvolverá desde a Igreja Matriz de Esposende até à Capela de S. Lourenço, em Vila Chã, com participação da Pastoral Juvenil Arciprestal. No Domingo de Ramos, às 9h45, decorrerá a Procissão da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, com a participação de crianças, adolescentes e jovens.
Ainda no que se refere ao programa religioso, a Procissão do Encontro, que ocorre na Quinta-feira Santa, dia 13, e a Procissão do Enterro do Senhor, que tem lugar na Sexta-feira Santa, dia 14, constituem pontos altos das solenidades.

Integrado no programa da Semana Santa, terá lugar no próximo sábado, dia 8, pelas 16h00 uma degustação de doçaria nas ruas da cidade de Esposende, e, à semelhança de anos anteriores, volta a ser dinamizado o Concurso “Montras de Páscoa” junto dos comerciantes da cidade, desafiando-os a decorar as monstras dos seus estabelecimentos com motivos alusivos a esta quadra.

Como habitualmente, no Sábado Santo, dia 15 de abril, pelas 23h45, no Largo Rodrigues Sampaio, terá lugar a tradicional e sempre esperada “Queima do Judas”.

O programa completo da Semana Santa de Esposende pode ser consultado on-line, em www.visitesposende.com.