Município de Esposende organiza 5.º Encontro da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios

01 Jun

Integrado no evento «Esposende, Terra de Mar», decorre amanhã e sexta-feira, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, o 5.º Encontro da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios (RNCMR), organismo que é presidido pelo Município de Esposende, desde novembro de 2014 e até ao próximo mês de novembro.

No evento serão abordadas diversas temáticas relacionadas com a cultura e as tradições religiosas dos mares e dos rios, sobressaindo do programa um colóquio sobre o Banho Santo de S. Bartolomeu do Mar, de Esposende, no âmbito do qual será apresentada a candidatura da “Romaria de S. Bartolomeu do Mar” à Lista Nacional do Património Imaterial.

Na sessão de abertura, marcada para as 9h30, intervirão o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Esposende, António Maranhão Peixoto, e o Vice-Presidente da RNCMR, Almirante José Bastos Saldanha.

“Novos sentidos para o mar: o lazer e o turismo balnear” é como se intitula o primeiro painel, que contará com as intervenções de Paula Mota Santos, da Universidade Fernando Pessoa e da Berkeley University, de Inglaterra, e de Franklim Neiva Soares, Catedrático Emérito da Universidade do Minho, natural de Mar e um dos mais reconhecidos investigadores desta temática.

Segue-se o painel “Do uso tradicional do mar e as expressões do religioso”, no qual intervirão Luís Martins, do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, e Susana Lobo, da Universidade de Coimbra.

Já no período da tarde, às 14h30, os trabalhos prosseguirão com o painel “O Mar e o Corpo: Práticas e Estéticas da Cura”, com intervenção de Celeste Malpique, Catedrática Emérita de Universidade do Porto, e de Álvaro Campelo, Coordenador do Projeto de Candidatura da Romaria de S. Bartolomeu do Mar, sob a moderação da Vereadora da Cultura e Educação da Câmara Municipal de Esposende, Jaqueline Areias.

No painel “Outras Expressões de S. Bartolomeu”, Júlio Santos, da Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal, vai abordar “O S. Bartolomeu da Foz do Douro”, e Isabel Coutinho, Vice- Presidente da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, falará sobre “O S. Bartolomeu de Cavez - Cabeceiras de Basto”, encerrando os trabalhos do primeiro dia com um período de debate.

O segundo dia do 5.º Encontro da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios é dedicado à Romaria de S. Bartolomeu do Mar, iniciando-se os trabalhos às 9h30. Álvaro Campelo vai fazer a apresentação das metodologias para registar e viver o Património Imaterial, seguindo-se o encerramento do 5.º Encontro da RNCMR, pelo Almirante José Bastos Saldanha.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, presidirá à sessão que se seguirá, com a apresentação da candidatura da “Romaria de S. Bartolomeu do Mar” à Lista Nacional do Património Imaterial.