Município investe 150 mil euros na compra de terreno para valorização da zona arqueológica do Castro

13 Mai
O Município de Esposende formalizou, hoje, a aquisição de uma parcela de terreno localizado junto ao Centro Interpretativo de S. Lourenço, em Vila Chã, que possibilitará avançar com a execução de um projeto de valorização da zona arqueológica do Castro de S. Lourenço.

A aquisição deste terreno, com uma área de 10 658 metros quadrados, representou um investimento de 150 mil euros e reveste-se da maior relevância, na medida em que, sendo proprietário do terreno, o Município está agora em condições de avançar com a apresentação de uma candidatura, no âmbito da Rede de Castros do Noroeste, para a valorização da zona envolvente do Castro do ponto de vista cultural, turístico, natural e religioso.

O projeto a executar traduz-se na reabilitação do espaço, prevendo a instalação de mesas para merendas, a criação de um espaço informal de anfiteatro naturalizado, de percursos pedonais de acesso aos diferentes espaços propostos e de zonas de estacionamento, e a instalação de um parque infantil e bebedouro, assim como de instalações sanitárias. A intervenção inclui, também, a limpeza de detritos, a demolição de construções ilegais, a reflorestação do recinto, a recuperação do coberto vegetal, o reforço das espécies arbustivas autóctones, e, ainda, a recuperação do muro existente.

Com esta intervenção, a zona envolvente do Castro de S. Lourenço ganhará uma nova estética, tornando-se visualmente mais agradável, o que contribuirá para a sua valorização, já que o Castro e o Centro Interpretativo de S. Lourenço constituem atrativos do ponto de vista cultural e patrimonial e o Monte de S. Lourenço é um local de elevada beleza natural e paisagística, sendo muito procurado como área de convívio.

O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, garante o empenho do Município em afirmar e divulgar o património de Esposende e sublinha que a aquisição deste terreno se enquadra nessa dinâmica, atendendo a que possibilitará a concretização de um importante projeto de beneficiação da área envolvente do Castro de S. Lourenço.