Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende acolheu Final Distrital do Ensino Secundário do Concurso Nacional de Leitura

27 Abr

Esposende acolheu, no dia 22 de abril, a Final Distrital de Braga do Ensino Secundário do Concurso Nacional de Leitura, organizada pela Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em colaboração com a Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende.

Esposende acolheu, no dia 22 de abril, a Final Distrital de Braga do Ensino Secundário do Concurso Nacional de Leitura, organizada pela Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em colaboração com a Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende.

Em prova estiveram 67 alunos do distrito de Braga, apurados na primeira fase do Concurso, nas respetivas escolas, sagrando-se vencedora Vera Júlia Araújo, da Escola Secundária de Barcelos, que irá agora disputar a Final Nacional, sendo que, em caso de impedimento, será substituída pela classificada em segundo lugar, Ana Margarida Lopes, da Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo, de Vieira do Minho. Integraram também a lista das cinco finalistas Soraia Marlene Carvalho, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão, Cristina Sofia Braga Balão, da Escola Secundária Alberto Sampaio, de Braga, e Ana Lúcia Fonseca, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão.

Pela primeira vez na história da iniciativa, que já vai na décima edição, a final decorreu em dois locais distintos, atendendo ao elevado número de alunos participantes. Esposende organizou a eliminatória do Ensino Secundário e Barcelos a do 3.º Ciclo do Ensino Básico.

No Auditório Municipal de Esposende, decorreu, na parte da manhã, a prova escrita e, de tarde, teve lugar a prova oral, numa sessão pública aberta à comunidade, na qual os participantes no Concurso e a assistência foram brindados com um encontro inesperado com alunos da Escola Profissional de Esposende, que protagonizaram um primeiro momento cultural com a apresentação “Os escritores estão…Vivos!”, representando figuras maiores da literatura portuguesa, como Luís de Camões, Eça de queirós, Camilo Castelo Branco, Fernando Pessoa, Florbela Espanca e Agustina Bessa-Luís. Seguiu-se um espaço musical a cargo do Ensemble Vocal da Escola de Música de Esposende, com Direção Ana Calheiros e Ana Sousa ao Piano, e um momento de dança pelos alunos do Centro de Estudos Às do Saber.

Pelas 14h30 iniciou-se a Prova Oral, à qual passaram cinco alunos, apurados da prova escrita. Esta prova oral com o formato de prova espetáculo incidiu sobre conhecimento das obras a concurso – Orgulho e Preconceito, de Jane Austem e O Pintor debaixo do Lava Loiças, de Afonso Cruz - ambos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura bem como provas de leitura expressiva e de argumentação. Assim, e durante cerca de uma hora, os cinco finalistas mostraram grande conhecimento das obras, bem como as suas capacidades de leitura expressiva e de argumentação. As prestações dos alunos foram avaliadas por um júri constituído por Maria Luísa Leite, coordenadora da Biblioteca Municipal de Esposende, Sérgio Guimarães de Sousa, Prof. da Universidade do Minho e Jorge Alonso, ator e encenador. Em representação do Município estiveram presentes o Vice-Presidente da Câmara Municipal, António Maranhão Peixoto, e a Vereadora da Educação e Cultura, Jaqueline Areias.

A apresentação da sessão esteve a cargo de Paulo Condessa, escritor e performer, que encantou a plateia, não só com o seu humor e leituras de poemas, mas também pela forma descontraída e profissional como se apresentou em palco.

Recorde-se que a organização da fase distrital é da inteira responsabilidade do Município organizador, desde a seleção das obras, à elaboração das provas e respetiva correção, bem como da escolha do júri. No caso de Esposende, a organização contou com o empenho dedicado dos professores bibliotecários da Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende e de professores voluntários da Escola Secundária Henrique Medina, graças a um trabalho de parceria consolidado com muitas iniciativas e projetos de promoção da leitura no concelho.