Jorge Braga apresenta novo livro de poesia no Auditório Municipal de Esposende

02 Dez
O Auditório Municipal de Esposende vai acolher, no próximo dia 7 de dezembro, pelas 16h00, a sessão de apresentação do livro «Amenas Tempestades», da autoria de Jorge Braga. Trata-se do sexto livro de poesia do autor esposendense.

A apresentação da obra vai estar a cargo de Aida Araújo Duarte, licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Coimbra. A sessão contará com a participação musical de Aires Barros e Pedro Pestana.

Jorge Braga nasceu em Esposende, em 1965. Cedo se destacou no mundo das letras, em particular na poesia, ganhando prémios em concursos e jogos florais, colaborando em revistas, jornais e programas de rádio. Numa passagem voluntária pela Força Área Portuguesa, colaborou com as revistas da instituição e, de regresso à vida civil, voltou aos estudos, como trabalhador estudante e licenciou-se em Engenharia em Engenharia e Gestão Industrial. Em 1991, publicou o seu primeiro livro de poemas “Elos”, abrindo assim caminho a um novo percurso pelo mundo das letras. Em 1992, lança “Paradoxia” e, dois anos mais tarde, edita novo livro, intitulado “Galarim”, onde se afirma como poeta no mundo académico, sendo a sua apresentação promovida pela Universidade Lusíada. Em 1997, publica “Excitações da Razão” e dá início a uma forma de escrever poesia, a Crónica Poética. Em 2005, edita o seu quinto livro, “Plectro Inato”, uma obra poética que versa a imaterialidade e o intemporal na sua essência em contraste com os valores do mundo e, em 2014, surge com “Amenas Tempestades”. De acordo com a autora do prefácio, Aida Araújo Duarte, nesta obra Jorge Braga apresenta-se como um poeta atento ao mundo que o rodeia, abordando temas como a injustiça, a desumanidade, a vertente social e a política.

Profissionalmente, Jorge Braga presta assessoria a empresas na área da Contabilidade e Gestão.