Município de Esposende fomenta arte teatral junto dos mais novos

01 Abr
O Município de Esposende pretende criar um grupo de teatro infantil e outro juvenil, estando, para o efeito, a aceitar inscrições de candidatos com idades compreendidas entre os 7 e os 17 anos.

A iniciativa surge no âmbito do projeto CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende, promovido pela Câmara Municipal, numa ótica de promoção da cultura e do teatro enquanto veículo de enriquecimento social e cultural.

Além de pretender promover o teatro amador no concelho, a criação destes grupos visa a valorização do teatro como arte expressiva e cultural, associando a este propósito a divulgação/exploração de vários pontos turísticos locais, bem como das tradições e raízes esposendenses. Tem também como objetivos a integração do teatro enquanto ferramenta de exploração pedagógica de temáticas, conteúdos e conceitos, o envolvimento da família e comunidade nas várias iniciativas apresentadas publicamente e a interação entre as várias instituições concelhias, no sentido de promover a unicidade, colaboração e respeito mútuo.

Numa primeira fase, as crianças e os jovens terão oportunidade de adquirir formação e experiência teatral, passando depois a uma fase de apresentação da sua prática. Posteriormente, a formação será intercalada com a apresentação de acordo com os espetáculos, performances, instalações ou outras formas públicas de exibição que forem trabalhadas com os participantes, dando resposta a diversas iniciativas previstas/propostas no concelho, com liberdade artística e criativa. A formação estará a cargo de Hugo Direito Dias e a coordenação será da responsabilidade de Jorge Alonso, responsável pela gestão do CREARTE.

A participação em qualquer um dos grupos é gratuita, sendo que os interessados poderão inscrever-se online, no site do Município, em , ou através de e-mail para rui.cavalheiro@cm-esposende.pt, até ao dia 15 de abril. Cada grupo é limitado a 15 elementos.

Os ensaios vão decorrer ao sábado de manhã, para o Grupo Infantil (dos 7 aos 12 anos) das 9h30 às 11h00, e para o Juvenil (dos 13 aos 17 anos), entre as 11h00 e as 12h30.

Ficha de inscrição: