Município de Esposende reforça em 30% orçamento para a cultura

09 Dez
No próximo ano, o Município de Esposende vai reforçar em 30% o orçamento para a área da cultura, anunciou o Presidente da Câmara Municipal na sessão de apresentação do mais recente livro do poeta Esposendense Jorge Braga, intitulado «Amenas Tempestades», que decorreu no passado dia 7 de dezembro, no Auditório Municipal.
No próximo ano, o Município de Esposende vai reforçar em 30% o orçamento para a área da cultura, anunciou o Presidente da Câmara Municipal na sessão de apresentação do mais recente livro do poeta Esposendense Jorge Braga, intitulado «Amenas Tempestades», que decorreu no passado dia 7 de dezembro, no Auditório Municipal de Esposende.

Benjamim Pereira afirmou que “é preciso coragem para aumentar o orçamento da cultura quando vivemos ainda uma época de dificuldades”. Consciente de que a generalidade da população valoriza mais as “obras de betão”, o Autarca destacou a importância da cultura, nas suas diversas áreas, enquanto fator de desenvolvimento de um Município. “Vamos continuar a apostar na cultura no Município de Esposende” afiançou Benjamim Pereira, depois de ter apontado um conjunto de projetos e eventos culturais que têm vindo a ocorrer no concelho. Revelou que, tal como sucedeu na área da música com a criação do Coro de Pequenos Cantores de Esposende, a Câmara Municipal pretende avançar com um projeto de teatro, assinalando que Esposende é um concelho muito dinâmico em termos culturais nas suas diferentes vertentes.

Neste que foi mais um acontecimento cultural, Benjamim Pereira felicitou o autor e amigo Jorge Braga por mais esta obra, elogiou o seu talento literário e expressou votos de sucesso para o futuro, nomeadamente para o trabalho na área da escultura que Jorge Braga tem vindo a explorar. Benjamim Pereira saudou ainda a vasta plateia presente na iniciativa, que interpretou como “um sinal de que as iniciativas culturais começam a ter o seu peso”.

Jorge Braga usou da palavra para agradecer todo o apoio e colaboração, nomeadamente da Câmara Municipal e da empresa municipal Esposende 2000, bem como a presença de todos no evento.

A apresentação do livro esteve a cargo de Aida Araújo Duarte, que deu nota das várias abordagens focados pelo autor neste que é o seu sexto livro de poesia, onde são explorados temas como a injustiça, a desumanidade, a vertente social e a política.

Ao editor Jorge Castelo Branco coube apresentar o autor e conduzir a sessão, marcada por momentos musicais e de recitação de alguns dos poemas do livro “Amenas Tempestades”.