Sítio Arqueológico da Praia de Belinho na Revista National Geographic Portugal

09 Jan
A Praia de Belinho e o seu sítio arqueológico subaquático vêm referenciados na edição de janeiro da Revista National Geographic Portugal. Academicamente conhecido por Belinho I, o achado arqueológico de Belinho que o Município de Esposende apresentou publicamente em maio do ano passado, fica agora reconhecido também internacionalmente pelo seu intrínseco valor científico, museístico e arqueológico, através desta prestigiada revista.

A edição n.º 166 da Revista National Geographic Portugal destaca na seção Explore - rubrica Mundos Antigos - o artigo “Despojos de Belinho”, da autoria do repórter e fotojornalista João Nunes da Silva, que foi traduzido para a congénere internacional editada em língua inglesa.

Este sítio arqueológico representa o arranque de um novo modelo municipal para a gestão do património local, iniciando um inédito e promissor trabalho científico em rede, coordenado pelo Município de Esposende, e que inclui protocolos com instituições de diferentes tutelas, nacionais e estrangeiras, nomeadamente os Centros de Investigação da Universidade do Minho, Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade Nova de Lisboa e a Texas A&M University (USA), e ainda os Laboratórios de Conservação e Restauro do próprio município através do protocolo MUMAR (Centro Interpretativo de S. Lourenço, Museu Municipal de Esposende e Museu Marítimo de Esposende-Associação Forum Esposendense), do Museu D. Diogo de Sousa de Braga e do Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila do Conde.

A estes centros de investigação associam-se ainda o Departamento de Química da Universidade do Minho, o Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto de Arqueologia e Paleociências (IAP) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que em Portugal representa o projeto europeu ITN Marie Curie “ForSEADiscovery”, e o projeto americano do Ship Reconstruction Laboratory, Department of Anthropology, Texas A&M University (College Station,Texas, USA), ambos projetos internacionais relacionados com o estudo da história material da Idade Moderna Europeia, em particular dos Descobrimentos marítimos, onde partilham um particular universo científico em torno do património naval e das embarcações de tradição construtiva Ibero-Atlântica, onde o achado arqueológico de Belinho I se integra.