Município de Esposende editou novo número do Boletim Cultural

19 Out
O Município de Esposende mantém uma dinâmica cultural assinalável, com particular enfoque no plano literário, referiu o Presidente da Câmara Municipal na Sessão de Lançamento do Boletim Cultural, n.º 4 – II série, que decorreu no passado dia 16 de outubro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio.

Esta edição tem como área temática principal a História, integrando seis artigos de outros tantos autores, referentes a estudos que abrangem um período cronológico bastante alargado, da Idade Média à Época Contemporânea. Assim, Manuel Albino Penteado Neiva aborda a temática “Práticas Luteranas no Século XVI na Costa Brasileira: a Confissão de um Piloto Esposendense” e José Ferrão Afonso, Professor Auxiliar da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e Investigador integrado da linha de Estudos e Conservação do Património Cultural do CITAR, assina o artigo “A Matriz de Esposende: Arquitetura e talha de uma ‘Igreja do mar’ na Idade Moderna. José Felgueiras investigou sobre “A Alfândega Régia de Esposende” e Raul de Azevedo Saleiro integra nesta edição do Boletim Cultural o trabalho “De Viana ao Porto por Esposende até ao século XX: Estradas, barcas e pontes”. Ana Cristina Ferreira desenvolveu o estudo “Couto de Apúlia: Dissidências entre o Reitor de Apúlia e a Mesa Arcebispal de Braga por causa dos bens pertencentes ao Couto de Apúlia” e Nuno Resende debruça-se sobre a temática “Terra prometida? A quinta de Tintureiros e os Soutomaiores Cunha - ensaio seguido da transcrição do manuscrito da BPMP Cunhas de Sottomayores de Vianna”.

Coube à Vereadora da Educação e Cultura, Jaqueline Areias, fazer a apresentação dos artigos que compõem esta edição do Boletim Cultural. Assim, no seu artigo, Penteado Neiva aborda o processo de colonização e evangelização do território brasileiro, bem como a pirataria contra barcos portugueses, na última metade do séc. XVI, através de um caso muito particular, relatado por um piloto esposendense.
José Ferrão Afonso, um dos estreantes na colaboração com o Boletim Cultural, traz a público uma visão da Igreja Matriz de Esposende, sob o ponto de vista da História da Arte, elaborada com base na consulta de documentação antiga e do estudo da arquitetura e dos elementos artísticos da igreja, nomeadamente a talha. O investigador esposendense José Felgueiras, na continuidade dos estudos que tem vindo a realizar, relacionados com Esposende e o Mar, dá a conhecer quando e como apareceu a alfândega em Esposende, os episódios ocorridos no século XVI e todas as implicações que um serviço como este terá no desenvolvimento de Esposende.
Raul Saleiro, investigador esposendense, apresenta um historial do traçado da EN 13, desde as obras nela realizadas, às travessias dos cursos de água e aos problemas e soluções que se colocaram ao longo dos anos, mostrando como esta via se tornou um importante motor de desenvolvimento da região.
O trabalho de Ana Cristina Ferreira é a transcrição, análise e contextualização de um documento existente no Arquivo Distrital de Braga, uma breve abordagem ao início e evolução do Couto de Apúlia.
Por fim, Nuno Resende assina um ensaio, seguido da transcrição do manuscrito da Biblioteca Publica Municipal do Porto, datado do século XVIII, relativo ao documento Cunhas de Sottomayores de Vianna. Este trabalho gira em torno da família Cunha Soutomaior da Casa de Belinho, em S. Paio de Antas.

Jaqueline Areias aproveitou a oportunidade para desafiar outros autores, estudiosos e historiadores a desenvolverem trabalhos para o Boletim Cultural, debruçando-se sobre outras áreas do conhecimento como a antropologia, a etnografia, a educação, a geografia, entre outras.

Assinalando a importância do Boletim Cultural na preservação do património concelhio e na divulgação da história local, o Presidente da Câmara Municipal referiu que a publicação traz ao conhecimento público a “grandeza” do concelho e frisou que há ainda muito para investigar e dar a conhecer. Benjamim Pereira expressou uma palavra de “enorme gratidão” aos autores desta edição, destacando o seu contributo para perpetuar a história do concelho, e formulou o pedido para que “continuem a trabalhar pela nossa terra”. Realçou o facto de este número contar, também, com a colaboração de autores mais jovens e garantiu que, por parte da Câmara Municipal, está assegurada a continuidade do Boletim Cultural.

Benjamim Pereira deu ainda nota da assinalável política cultural do Município, no âmbito da qual têm sido editadas publicações de diversa índole enriquecendo o património concelhio, adiantando que está na forja o lançamento, nas próximas semanas, de vários livros relacionados com Esposende.

Os autores que colaboraram nesta edição do Boletim Municipal e que estiveram presentes na sessão, fizeram um breve resumo dos seus artigos, tendo aproveitado a oportunidade para agradecer à Câmara Municipal a aposta na publicação destes trabalhos de investigação.

O n.º 4 da II série do Boletim Cultural de Esposende estará disponível para aquisição na Câmara Municipal, tendo sido oferecido a todos os presentes na sessão de lançamento.