Museu Municipal acolhe Exposição: «Esposende nas Trincheiras – evocativa da I Grande Guerra»

05 Nov
No âmbito do programa evocativo do centenário da I Grande Guerra, a Câmara Municipal de Esposende vai ter patente, no Museu Municipal, a Exposição «Esposende nas Trincheiras – evocativa da I Grande Guerra».

A mostra será inaugurada no próximo dia 11 de novembro, às 11h00, numa alusão simbólica ao momento em que, em 1918, se procedia à assinatura do Armistício da I Grande Guerra, e estará patente, na Sala dos Azulejos do Museu, até 2 de outubro de 2016.

A exposição resulta da adaptação do livro “Soldados com rosto”, da autoria do investigador esposendense Manuel Albino Penteado Neiva, editado em novembro de 2014, e desenvolve-se em torno dos protagonistas de Esposende que, entre 1916 e 1918, estiveram envolvidos nos cenários de guerra em Moçambique, Angola e França.

No âmbito desta exposição, serão apresentadas, na Sala de Serviço Educativo do Museu Municipal, exposições itinerantes complementares, a primeira das quais intitulada “A Guerra não se fez só com Balas”, promovida pelo Ministério da Defesa Nacional e Exército Português. Adaptada da obra de José Manuel Alves dos Santos, com o mesmo título, a mostra apresenta pormenores do quotidiano dos combatentes nos três teatros de operações em que os portugueses participaram e foi instalada com recurso ao vasto património fotográfico do Arquivo Histórico Militar, bem como a peças originais da época que foram preservadas pelo Exército Português. Estará patente até 8 de dezembro.

Complementando a exposição “A Guerra não se fez só com balas”, no exterior do Museu Municipal, estará patente uma peça de artilharia de época, um Obús 11,4 cm, curiosamente em Portugal apelidado de “Bonifácio”. No dia 14 de novembro, junto a esta peça, estará patente uma torre de escalada do Exército Português para a prática da \"Escalada Desportiva\" e \"Rappel em Parede Fixa\".

O programa da Exposição: “Esposende nas Trincheiras – evocativa da I Grande Guerra” integra, ainda, um ciclo de conversas sobre “Esposende no mar da I Grande Guerra”, a decorrer na Sala de Serviço Educativo, e a apresentação da Exposição temporária “Memorial”, a partir do estudo “Soldados com rosto”, do investigador Manuel Albino Penteado Neiva.

As exposições poderão ser visitadas, gratuitamente, de terça a sexta-feira, entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 17h00, e ao sábado, domingo e feriados, das 14h00 às 17h00. As visitas de grupo carecem de inscrição prévia, através do email museu.municipal@cm-esposende.pt.