Município promove FESTIAMA – Festival Teatro Amador de Esposende

17 Nov

Os grupos de teatro amador do concelho vão estar em evidência, mais uma vez, no FESTIAMA - Festival Teatro Amador de Esposende, que a Câmara Municipal de Esposende vai levar a efeito, entre os próximos dias 20 de novembro e 23 de janeiro, no Auditório Municipal.

Este evento integra-se no programa CREARTE, que o Município está a desenvolver desde abril de 2015, sob a orientação do encenador e formador Jorge Alonso, com vista ao crescimento da arte teatral no concelho.

O projeto envolve quatro grupos teatrais amadores do concelho, cujo resultado das formações teatrais e dos ensaios realizados poderá ser apreciado pelo público no FESTIAMA, com a apresentação de quatro espetáculos, dois deles já apresentados publicamente, a que se juntam duas estreias.

Em relação ao programa, segundo opinião dos encenadores e formadores, tem sido muito gratificante a sua execução, dada a capacidade dos grupos em levar a cena os espetáculos propostos e também pela partilha de conhecimentos e técnicas de representação realizados.

O FESTIAMA inicia-se já na próxima sexta-feira, 20 de novembro, com o Grupo Teatro Amador de Fonte Boa que leva à cena a peça “A Birra do Morto”, de Vicente Sanches e, no dia 27, sobe ao palco a GATA – Grupo Teatro Amador de Fão, com a representação “A Donzela Guerreira”, de António Torrado, espetáculos que foram já apresentados, com assinalável sucesso, respetivamente, em Fonte Boa e em Fão.

As estreias do FESTIAMA ocorrerão em janeiro, sendo que, no dia 16, o Grupo Teatro Amador das Marinhas – JUM leva à cena “Casado à Força”, de Molière, e, no dia 23, o GATERC – Grupo Amador de Teatro Esposende - Rio Cávado estreará um espetáculo sem palavras, sobre o tema do Mar e das suas gentes.

Todas as sessões terão entrada livre e iniciam-se pelas 21h30.

De realçar também que o Município, através do programa CREARTE, organizou o FESTITEATRO – 1.º Festival de Teatro de Rua de Esposende, nos dias 21, 22 e 23 de agosto, evento que foi um êxito, dada a adesão de público e impacto criado.