Biblioteca Municipal de Esposende distinguiu melhores leitores em festa de natal

17 Dez

Pelo oitavo ano consecutivo, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, de Esposende, convidou os seus leitores e amigos a participar na festa «Natal dos Leitores», que se realizou ontem, dia 16 de dezembro.

Num ambiente informal e natalício, onde não faltou o bolo-rei e outras iguarias, proporcionou-se o convívio e a partilha de afetos entre leitores e amigos, num encontro pontuado por música e poesia.

O momento foi, como habitualmente, aproveitado para distinguir os melhores leitores, ou seja, aqueles que requisitaram mais de 35 documentos ao longo do corrente ano, para empréstimo domiciliário. Em relação ao ano anterior, sobressai a forte componente familiar no hábito da leitura, com a presença de três gerações da mesma família entre os melhores leitores, havendo uma heterogeneidade de idades, sendo que dez se situam na faixa etária entre os 60 e 86 anos.

O primeiro prémio, com 115 livros requisitados, foi atribuído a Mariana Sá Fernandes, de apenas 4 anos, cujo código linguístico é decifrado pela mãe, classificada em quarto lugar. O segundo prémio, com 103 livros, foi entregue a Maria Adélia Lemos, de 48 anos, educadora no Centro Social Juventude Unida de Marinhas, Esposende, e o terceiro prémio foi atribuído a Isabel Augusta Matos da Silva, de 23 anos, educadora do Centro Comunitário de Vila Chã, com 102 livros.

A entrega dos prémios e certificados coube à Vereadora da Educação e Cultura, Jaqueline Areias, que saudou os presentes, salientando a importância do momento de festa, em que a comunidade reconhece a biblioteca como pertença, referindo que houve sempre a preocupação, por parte do executivo, em atribuir a este equipamento cultural dotação orçamental para atualização das coleções. Este aspeto foi também referido pelos leitores, num momento de tertúlia e poesia, como dos mais importantes na sua relação com a Biblioteca Municipal, salientando a prontidão com que as novidades literárias são disponibilizadas neste espaço.

Num convívio que se prolongou pela noite, colaboraram a Orquestra de Guitarras e Bandolins da Escola de Música de Esposende, que interpretaram músicas de Luís Milan, bem como a Escola Profissional de Esposende e a Oficinas da Casa, responsável pela decoração do espaço.