Município de Esposende atribui apoios de cerca de 84 000 euros

10 Nov

O Município de Esposende garante a continuidade dos Projetos de Educação Musical e de Expressão Físico-Motora para as crianças do concelho que frequentam a rede pública da Educação Pré-Escolar.

Neste sentido, na reunião do executivo municipal realizada hoje, a autarquia aprovou o contrato-programa com a Zendensino – Cooperativa de Ensino para o desenvolvimento destas atividades, no presente ano letivo, e que se traduzem num investimento de 36.720 euros. Com o intuito de promover o sucesso educativo, contribuir para uma educação de qualidade para todos e fomentar a igualdade de oportunidades, o Município de Esposende tem vindo a promover, desde o ano letivo 2006/2007, o ensino da música e, desde 2015, o desenvolvimento da modalidade de expressão físico-motora em todos os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar, da rede pública.

O contrato-programa com a Zendensino contempla também o apoio aos projetos corais do Município, designadamente Coro de Pequenos Cantores de Esposende e Coro ARS Vocalis, no valor anual de 20.000 euros.

Na mesma reunião de Câmara, foi deliberado atribuir um apoio financeiro de 25.158,24 euros à delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, para ajudar a custear a aquisição de uma nova ambulância. Na sequência do trágico incêndio que destruiu por completo umas das suas ambulâncias, a instituição teve necessidade de proceder à aquisição de uma nova, sendo que o apoio da Câmara Municipal corresponde a 50% do valor total da ambulância, no cumprimento das normas de apoio às instituições para compra de viaturas. Este apoio é sustentado pelo relevante papel da Cruz Vermelha Portuguesa no contexto da proteção civil e pela efetiva necessidade de substituição da ambulância destruída, de modo a não colocar em causa operacionalidade da Delegação de Marinhas.

Ainda em matéria de apoios, a Câmara Municipal aprovou a atribuição de uma verba de 2.000 euros ao GATERC (Grupo Amador de Teatro, Esposende – Rio Cávado), para apoio à realização da 12.ª edição do Encontro de Teatros. Este evento desenvolvido no âmbito do projeto municipal CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende, teve início no dia 5 de novembro prolongando-se até 3 de dezembro, tendo como palco o Auditório Municipal de Esposende.

Em termos globais, as deliberações do Município correspondem a um investimento de 83.878,24 euros, numa estratégia que assenta em diferentes linhas de ação e que está associada ao cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.