Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Esposende acolhe Exercício de Sensibilização para o Risco Sísmico - A TERRA TREME

A terra treme 1 1024 2500
02 Nov

 

O Município de Esposende associa-se, mais uma vez, à realização do Exercício “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. O exercício público de âmbito nacional que visa a sensibilização para o risco sísmico, realiza-se no dia 5 de novembro de 2021, às 11:05 horas.
O exercício A TERRA TREME visa exercitar os “3 gestos que salvam” – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – e dar a conhecer aos cidadãos as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.
O objetivo do Exercício é contribuir para o incremento de uma sociedade mais segura e resiliente às catástrofes.
“A Terra Treme” é um exercício nacional anual, organizado pela ANEPC, em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).
Esta iniciativa será assinalada, em Esposende, com um simulacro a realizar na Escola Básica de Apúlia, em parceria com o serviço municipal de proteção civil.
O exercício será complementado por ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção, visando capacitar os cidadãos a agir corretamente em caso de sismo, designadamente sobre as medidas preventivas e comportamentos a adotar ANTES, DURANTE e DEPOIS de um sismo.
Durante um (1) minuto, os cidadãos, de forma individual ou coletiva – famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas –, onde quer que estejam no dia 5 de novembro, às 11h05, devem executar os três (3) gestos de autoproteção: BAIXAR, PROTEGER, AGUARDAR.
…TODOS SOMOS PROTEÇÃO CIVIL!