Esposende promove Semana da Floresta Autóctone

DesafioDia a Dia Pense Verde Todo o Ano

Com o intuito de sensibilizar a população para a importância da floresta autóctone, o Município de Esposende e a empresa municipal Esposende Ambiente estão a promover a Semana da Floresta Autóctone, que decorre até ao próximo sábado, 28 de novembro.

O evento, que integra várias propostas, teve início no dia 23 de novembro, com a “Comemoração do Dia da Floresta Autóctone”, tendo sido entregues várias plantas e espécies florestais autóctones aos estabelecimentos de educação e ensino e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) aderentes.

O programa inclui também sessões de teatro, com a apresentação da peça “Clarinha e a Fonte do Tempo”, pela associação cultural Fugir do Medo, em vários estabelecimentos de educação e ensino do concelho. Esta peça foi criada no âmbito do Projeto E-Ribeiras e aborda a temática das alterações climáticas associada à disponibilidade dos recursos hídricos.

Está ainda a ser desenvolvida, uma vez mais, a iniciativa “Os Sapadores vão à escola!”, na qual os Sapadores Florestais demonstram algumas das tarefas e funções relacionados com o seu trabalho diário. Por sua vez, o Gabinete Técnico Florestal do Município e o biólogo Vasco Ferreira realizam palestras online, no Agrupamento António Rodrigues Sampaio, dedicadas à floresta autóctone e às florestas marinhas, respetivamente.

Aos estabelecimentos de educação e ensino e IPSS do concelho foi proposto o desafio “Dia a dia pense verde todo o ano: Dia da Floresta Autóctone”, que consistiu na realização de um “rosto” para uma árvore de forma a assinalar o Dia da Floresta Autóctone. Os participantes tiraram fotografias dos seus trabalhos e enviaram-nos para o Centro de Educação Ambiental, encontrando-se encontram disponíveis no site da Esposende Ambiente e no Blogue do CEA.

Por fim, no dia 28 de novembro, será realizado o webinar “Hoje é dia de: Sprays desinfetantes com óleos essenciais & Como fortalecer o sistema imunitário”, com a naturopata Raquel Carvalho. Esta formação pretende dar a conhecer as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais de diversas plantas aromáticas e medicinais.

Com estas ações pretende-se dar a conhecer os benefícios ecológicos e económicos da floresta autóctone em comparação com os espaços florestais de espécies introduzidas, concretamente ao nível da adaptação às condições do solo e do clima do território, sendo por isso mais resistentes a pragas, doenças, incêndios, longos períodos de seca ou de chuva intensa. A Semana da Floresta Autóctone tem subjacente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).