Município de Esposende aprova Plano Operacional Municipal 2014

29 Abr

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Esposende aprovou, por unanimidade, o Plano Operacional Municipal (POM) para 2014, estando assim apta a integrar o Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios.

O Plano tem como objetivos principais a avaliação da vulnerabilidade do território e a prevenção de incêndios florestais, bem como a apreciação dos meios e dispositivos operacionais de Defesa da Floresta Contra Incêndios existentes.

O documento define os procedimentos de atuação e mobilização de recursos em caso de incêndio florestal, clarificando o papel e a responsabilidade de cada interveniente. O objetivo é otimizar as ações de vigilância, combate, rescaldo, e vigilância pós-incêndio, ambicionando uma resposta rápida, eficaz e coordenada face a eventuais ocorrências. Pretende-se, deste modo, garantir a segurança de pessoas e bens, proteger os povoamentos florestais e reduzir a área ardida em incêndios florestais.

No sentido de garantir um melhor acesso das viaturas de combate a incêndio às principais manchas florestais concelhias, a Autarquia tem procedido a intervenções ao nível de limpeza e manutenção de alguns caminhos florestais.

O Município alerta para a obrigatoriedade de os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que detenham terrenos confinantes com edificações, designadamente habitações, estaleiros, armazém e oficinas, procederem à limpeza de matos e vegetação numa faixa de 50 metros.